PAUTA INTERESSANTE NA SESSÃO DA CÂMARA DE VEREADORES EM TRIZIDELA DO VALE


A Câmara Municipal de Trizidela do Vale realizou mais uma sessão ordinária nessa quarta-feira, 30, que fora presidida pelo vereador Chicutinha Veras e não passou de uma sessão com trabalhos tranquilos, depois de uma sequência de sessões polêmicas e tumultuadas. No plenário não se notou as presenças dos vereadores Corró, Dalci e Nanô do Povo. Será onde eles estavam? Após a leitura da ata da sessão anterior, a assistente de plenário Florisa Lima leu as matérias encaminhadas à Câmara: 

Projeto Lei nº 10/2015, encaminhado à Câmara, que tem como finalidade aprovar a Lei que regulamenta a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Conselho do FUNDEB, do Município de Trizidela do Vale e dá outras providências. 

Ofício 897/2015 PL/TCE, que trata da prestação de contas anual do prefeito do município de Trizidela do Vale, exercício financeiro de 2010, com deliberação do plenário, que segundo o que rege o teor do documento, as contas é do ex-prefeito Jânio de Sousa Freitas, que obteve deliberação pela desaprovação, na sessão plenária de 20.08.2014, conforme fotos do processo em anexo nessa postagem. 

Vereadora Luciane Aguiar: Usou da palavra e solicitou do presidente Chicutinha Veras que quando for convocar o senhor Charles Bedor para dar esclarecimentos na Câmara sobre as denúncias de suposta corrupção na administração municipal, que também convoque o senhor Dida, pois segundo a vereadora, pelo visto o ex-assessor sabe demais do que se passa nos bastidores desse governo. 

Vereador Manoel Belmiro: Sempre centrado e muito coerente em suas posições, deu a ideia que os dois viessem em sessões alternadas, ficando o senhor Charles Bedor para a próxima sessão, dia 7 de outubro, e o ex-assessor Dida, para depor no dia 14 do mesmo mês. 

DOSSÍÊ SOBRE A MESA: Hoje, 30, na sessão ordinária, todos os vereadores que foram à reunião de trabalhos encontraram sobre as suas mesas uma cópia do Dossiê da Corrupção, do Movimento Fóruns e Redes e Cidadania, que fora xerocado pela Casa e entregue a cada Edil para ficarem a par do que está acontecendo e saber quem está falando a verdade ou quem está faltando com a mesma.

Vereadora Lúcia da Farmácia: Fez uma reclamação verbal ao ser porta-voz do povo da baixada, que está reclamando muito de uma poeira que ninguém está mais aguentando em um local que a prefeitura iria fazer uma quadra de esporte, começaram, rasparam, mas não concluíram. Segundo a vereadora, que se pronunciou hoje, 30, na sessão, a população está pedindo até pelo amor de Deus para a administração procurar um meio de resolver esse problema, pois as pessoas estão adoecendo: crianças, adultos e idosos que já não suportam mais a imensa poeira 24h perturbando o sossego das pessoas. A vereadora disse que as pessoas falaram que se não forem concluir a obra, que pelo menos mande um caminhão pipa aguar o local. O vereador Sival pediu a palavra para a vereadora Lúcia e disse que esse problema está sendo causado porque o povo não quer quadra de areia, e sim de cimento, e no momento o prefeito alegou que a prefeitura não poderá fazer. 

MEARIM E A TERMÉLETRICA: Os vereadores de Trizidela do Vale estão preocupadíssimos com o trabalho de retirada de água do Rio Mearim, no povoado Pau-D'arco para a Termelétrica que está situada na cidade de Santo Antônio dos Lopes. Quem puxou esse assunto e se pronunciou com essa preocupação foi o vereador Paulo Chicote que sugeriu ao presidente Chicutinha Veras que as duas Câmaras (Pedreiras e Trizidela) se movimentassem para discutir se realmente esse trabalho não venha trazer sérios prejuízos ao meio ambiente, no caso o Rio Mearim, que não anda muito bem com toda a degradação que vem sofrendo. Paulo Chicote fez a indagação quem vai constatar se realmente essa água vai voltar tratada para o rio.

Pegando carona sobre o assunto, o vereador Roberland elogiou a iniciativa do nobre colega e disse que essa discussão tem que se estender até Vitória do Mearim, ou seja, de Pedreiras e passando por todas as cidades que se beneficiam com o Mearim. Precisamos envolver todas as Câmaras dessas cidades.

Os vereadores pensam que essa é a hora de todos os poderes, entidades, associações, povo, etc se unirem para discutir esse assunto que é muito sério e define o nosso futuro. Mandaram até um convite para o Movimento Fóruns e Redes para entrarem nessa causa.

Vereador Sival: Fez pronunciamento hoje na sessão dessa quarta-feira, 30, sobre um problema muito sério que está acontecendo no povoado Matões que envolve o produto precioso chamado água.

Segundo o vereador Sival, no referido povoado, um determinado fazendeiro conhecido e muito rico, como os demais moradores, está se utilizando da água de um poço artesiano público que há no local. Normal. Mas o problema, e que foi denunciado pelo vereador, é que alguém ligado à fazenda, ou funcionário da mesma, colocou uma torneira de centro com o chamado "T", que quando é girado isola água para os moradores, ficando sendo utilizada somente na fazenda.

Segundo o vereador Sival, a Câmara não pode fechar os olhos para esse problema, pois a água que ali é minada de um poço é de direito de todos, mesmo porque o poço é público, foi construído com os recursos que são geridos para beneficiar o povo.

Um problema para o presidente Chicutinha Veras juntamente com os vereadores constatar "in loco" e tentar resolver isso.

Joaquim Filho

VEJA FOTOS DA SESSÃO NO LINK ABAIXO

UNA-SUS Oferece Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa


Estão abertas, de 28 de setembro a 29 de abril de 2016, as inscrições para o Curso de Capacitação em Saúde da Pessoa Idosa. Desenvolvido em parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), integrantes da Rede UNA-SUS, o curso tem como objetivo capacitar profissionais que atuam junto à população idosa, com foco na prevenção, no cuidado e na identificação de riscos.

As vagas são destinadas aos profissionais da área da saúde, com nível médio ou superior, atuantes no Sistema único de Saúde (SUS), em especial nas Equipes da Saúde da Família (ESF) ou nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Os interessados devem realizar inscrições por meio do link: https://moodle.ufma.unasus.gov.br/course/view.php?id=25

Sobre o curso

O curso será autoinstrucional e deve ser realizado na modalidade educação a distância, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle. No total, são 180h, com direito a certificação ao final das atividades.

Constituído de 11 módulos, o curso deve abordar temas como conceitos básicos de envelhecimento, legislação e políticas de envelhecimento, cuidado no domicílio e identificação de idosos em situação de risco na comunidade, ações da saúde da família, entre outros assuntos desenvolvidos pelas três instituições.

PROJETO MEU TESOURINHO NA RETA FINAL PARA ACONTECER EM PEDREIRAS


Joyci Curvina: "Estamos na reta final do Projeto "meu tesourinho" 2015 e muito felizes pela participação e colaboração de toda a sociedade Pedreirense. Hoje contamos com mais de 70 patrocinadores que estão investindo no sorriso de nossas crianças carentes em um dia especialmente todo voltado para elas. Ainda dar tempo de você entrar na onda do PROJETO MEU TESOURINHO. Compre nossas camisas e copos personalizados do projeto. Nos ajude também doando brinquedos, bombons, refrigerantes, água e alimentos... Seja um voluntário no nosso dia "D" que será dia 11/10 no GLOBAL CLUB das 8h às 12h."

O PROJETO MEU TESOURINHO, agradece de coração o apoio e colaboração das empresas e das pessoas que estão se doando para que nossa festa do dia 11 seja perfeita. Obrigada a todos.

1 Hospital dr Walber
2 Doutor café
3 Jr construções
4 Clínica de olhos dr Francisco Jr
5 Agua de cheiro
6 Henrique blog pedras verdes
7CIMLAB:
8 Dr José Carlos portela:
9 Kariadne maia:
10 Lima Gaz
11 Refrigeração ebenézer:
12 Isaura carvalho salão de beleza:
13 Agropecuária GF
14 Açúcar Kaires
15 Cerâmica do Gaspar
16 Espaço van gogh
17 Ideal Magazine
18 Ultragaz
19 Varejão potiguar
20 Dr Eduardo ferro
21 Dr Eduardo Cruz
22 Master contabilidade
23 Coife odonto
24 Eletromoveis
25 B.A. Braga metalúrgica
26 Kaieno (Global Club)
27 clinica INCORPE
28 Dra Carla Patricia
29 Dr NEGO
30 Nonatinho Tecidos
31 Dr. raoni
32 Apoio (anônimo)
33 Óptica São Paulo
34 New Park
35 Dep. Fabio Macedo
36 Lojão das variedade
37 Hellen
38 Hotel San Pedro
39 Stilo Magazine
40 Wilson Sanches
41 Hotel Princesa do Mearim
42 Dr Paulielli
43 Dada
44 Gracideth
45 Mariana
46 Artepintura
47 CIOP
48 Verdurao das frutas
49 Livia bertulucci
50 Espaco Pilates Mara Tavares
51 D'grafica
52 Laboratório Aliança
53 Vitória Modas
54 Adriana Braga
55 Dr. João neto
56 Dr. João Alberto
57 Deibson Freitas
58 Infor Celular
59 EV Auto peças
60 Simeyre Feitosa
61 Love Shoes
62 Dr. Diogo Moraes
63 Odonto Essence
64 Dr. Antomar
65 Paredão do Galinha
66 Marcílio Ximenes
67 Everson Veloso
68 FAESF
69 Dinart
70 Panificadora Trizidela
71 Klebinho Branco e Sistema Cidade de Comunicação





PROJETO MEU TESOURINHO: HOSPITAL DR. WALBER PARTICIPA EM PESO DA AÇÃO


O Hospital Dr. Walber e toda família Rodrigues da Cruz veste a camisa do lindo "Projeto Meu Tesourinho" que irá fazer a alegria de milhares de crianças carentes.

Participe você também! Compre sua camisa e ajude a fazer feliz uma criança.

Dilma sanciona janela para mudança de partido proposta por Roberto Rocha

Deputados federais e estaduais e vereadores têm, a partir de agora, a possibilidade de mudar de partido sem perda de mandato no período de trinta dias que antecede o prazo de filiação, exigido em lei para concorrer à eleição, majoritária ou proporcional, ao término do mandato vigente. A proposta foi feita pelo senador Roberto Rocha (PSB-MA) na reforma eleitoral aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pela presidente Dilma Roussef, nesta terça-feira (29), na Lei nº 13.165, de 29 de setembro de 2015. A lei também altera o prazo mínimo de filiação dos candidatos para seis meses antes da eleição.

Na prática a nova regra já estará valendo no próximo ano para os candidatos a vereadores, que entre 2 de março e 2 de abril de 2016 poderão trocar de partido sem perder o mandato. Como a lei exige que a desfiliação ocorra no fim do mandato vigente, para os deputados federais e estaduais uma eventual mudança de partido só será possível em 2018. Quanto a prefeitos, governadores, senadores e presidente da República, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a mudança pode ser feita a qualquer momento, já que o mandato majoritário não pertence ao partido.

O senador Roberto Rocha explicou que a proposta garante que o mandato seja cumprido quase que integralmente na defesa do ideário do partido pelo qual o parlamentar foi eleito, mas atende à necessidade de adaptação às circunstâncias políticas do período eleitoral. “A alteração da filiação partidária, nesse ambiente, é a única maneira de viabilizar o pleno exercício da cidadania pelo mandatário, em benefício da democracia e também da própria saúde dos partidos que abrigarão aqueles que neles pretendem atuar”, afirmou.

Na emenda feita pelo senador Roberto Rocha à reforma política, foram mantidas as hipóteses de desfiliação sem perda de mandato em caso de mudanças substancial ou desvio reiterado do programa partidário e grave discriminação política pessoal.

Vetos

Apesar de sancionar a lei, a presidente vetou itens que tornavam possível a doação de pessoas jurídicas a partidos políticos durante a campanha e obrigavam a impressão do voto das urnas eletrônicas.

Em 17 de setembro, o Supremo Tribunal Federal decidiu que a doação de empresas para campanha eleitoral é inconstitucional.

DOMINGO 04/10: ELEIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES PROMETE SER ACIRRADA EM PEDREIRAS


Neste ano, serão escolhidos os defensores dos direitos das crianças e dos adolescentes. No dia 4 de outubro, habitantes de municípios de todo o país terão a oportunidade de participar das eleições para o Conselho Tutelar.

Todos os eleitores habilitados podem votar — diferentemente das eleições gerais, o voto não é obrigatório. Até o dia 30, eleitores que mudaram de endereço e quiserem participar do pleito deverão procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O mesmo prazo vale para quem ainda não fez o título de eleitor.

Uma escolha importante

De acordo com o promotor da Infância e Juventude, o Conselho Tutelar é o órgão responsável pelo primeiro atendimento à criança e ao adolescente. Daí a importância da escolha de pessoas qualificadas.

É um órgão da sociedade cuidando da sociedade. É preciso conhecer a doutrina e o Eca (Estatuto da Criança e do Adolescente, criado em 1990), ter desprendimento para atender as crianças e uma boa articulação institucional com outros órgãos.

Como será a escolha

- Os candidatos a conselheiro tutelar precisam comprovar idoneidade moral e ter idade superior a 21 anos.

- Devem morar na cidade há, no mínimo, dois anos e comprovar residência ou exercício de atividade na área do Conselho Tutelar ao qual se habilitam.

- Também é preciso ter ensino médio completo e comprovar trabalho na defesa dos direitos humanos e na proteção à vida de crianças e adolescentes, por, no mínimo, dois anos.

- Os candidatos devem comprovar participação em cursos, seminários ou jornadas de estudos, cujo objeto tenha sido o Eca, e serem aprovados na prova de conhecimentos.

Quem pode votar

- Poderão votar eleitores do município que tiverem mais de 16 anos e estiverem com a situação regular no Tribunal Regional Eleitoral.

- No dia da eleição, não será permitido propaganda eleitoral que implique grave perturbação à ordem, aliciamento de eleitores por meios insidiosos ou propaganda enganosa. 

- Em caso de descumprimento, a candidatura será cassada e os votos não serão computados por ocasião da apuração.

LOCAIS DE VOTAÇÃO EM PEDREIRAS

A Comissão Organizadora do Processo Unificado para as Eleições do Conselho Tutelar em Pedreiras-MA. Convoca os eleitores maiores de 16 anos, para exercer a sua cidadania e votar no dia 04/10/2015, das 8:00 às 17:0h em um dos nossos quinze candidatos ao Conselho Tutelar.

Locais de votação:

- Correia de Araújo;
- Jardim de Infância Branca de Neve; 
- Oscar Galvão; 
- CRESMAM; 
- Escola Wilna Bezerra no Diogo; 
- Escola Carlos Martins;
- Escola Palmeirinha; 
- Escola Professor Ernildo Engenho;
- Povoado Trindade;
- Pau D'arco; 
- Alto de Areia;
- Marianópolis; 
- Sítio Novo;
=Morada Nova.

 Informa: Francisco Rogério Sousa (Presidente da Comissão)

DESEJO DE CATIRINA É SEGUNDO MELHOR PF DO BRASIL


O Chef Rafael Bruno agradece


"Primeiramente quero agradecer a Deus por ter nos concedido o dom da vida . A MINHA FAMILIA que sempre nos apoia e nos dar força para continuar ,agradecer tambem a todos que acreditam em nosso trabalho . Parabenizar a Ticket , a Chef Ana Luiza Trajano (Brasil a Gosto) por proporcionar um evento perfeito, valorizando a gastronomia brasileira. Parabenizar a todos os participantes , agredecer a toda a equipe principalmente, Fernanda Cunha, Vinicius Capovilla, Bruno Rodrigues , foram perfeitos os momentos juntos e pelo presente incrível !

Bom o Desejo de Catirina ficou em segundo lugar , levando nosso estado mais uma vez ao cenário da gastronomia brasileira."

PEDREIRAS REALIZA CONFERÊNCIA PARA AS MULHERES


Por: Joaquim Filho 

O Município de Pedreiras, Estado do Maranhão, através da Secretaria Municipal da Mulher, cuja secretária da pasta é a senhora Dalva Queiroz, realizou nessa manhã/tarde de sexta-feira, dia 25, no prédio da Câmara Municipal de Pedreiras, a sua 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres e mais uma vez a cidade de Pedreiras, através dos seus munícipes demostraram que a grande maioria das pessoas que residem nessa cidade está preocupada não só com o futuro, mas com o presente, pois somente a discussão, os debates, a “briga” nas assembleias e fóruns e que vão realmente fazer valer os direitos do cidadão. Caso contrário, ninguém pense que os poderes constituídos e os representantes políticos vão pensar em fazer algo de bom para o povo, se esse mesmo povo não correr atrás dos seus direitos. 

Conferência quer dizer conferir. Conferir é ver o que no que avançamos o que temos, quais os nossos direitos e ver o que merecemos de direito e ainda não temos na prática, só no discurso e no papel. O município de Pedreiras no tocante à política pública para as mulheres tem se preocupado com essa questão. E, essa conferência foi uma ótima oportunidade para que a mulher Pedreirense possa marcar o seu espaço na sociedade. 

A Conferência da Mulher, em Pedreiras, teve como compromisso o fortalecimento a Política Para as Mulheres, tendo como desafio principal traçar estratégias para que as políticas Públicas para as Mulheres sejam efetivadas em Pedreiras, com discussão de propostas sobre o tema: “MAIS DIREITOS, PARTICIPAÇÃO E PODER PARA AS MULHERES.” 

E, assim, aconteceu durante todo o dia de hoje, na qual várias autoridades passaram pelo local para prestigiar o evento, inclusive, acredite, o Excelentíssimo Prefeito Municipal de Pedreiras, Totonho Chicote, que às 8h30 já estava apostos, vestido na camisa, acompanhado de vários secretários, assessores e demais pessoas que compõem o seu governo. 

Após as formalidades de abertura, palavras, discursos, leitura de regimento etc, aconteceu a palestra magna, com Suzan Lucena (secretária-adjunta de Estado dos Direitos da Mulher) voltada para o tema e em seguida a divisão da grande assembleia em eixos temáticos, em número de quatro, que discutiram assuntos voltados para os direitos da mulher. 

Às 13h houve uma parada para o almoço e logo em seguida a secretária Dalva Queiroz convocou a todos para a apresentação das propostas, das quais algumas foram escolhidas para serem apresentadas na conferência estadual. A escolha das delegadas também foi muito importante para consolidar o processo de legalidade da conferência.

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA MAIS FOTOS

FOI UMA NOITE MEMORÁVEL: Santuário de São Benedito realizou 1º Concurso de Bandas e Fanfarras no ‘Anfiteatro Dom Jacinto Brito'





 fotos/Beth Costa
Por: Joaquim Filho

O Santuário de São Benedito junto ao Departamento de Cultura do referido Santuário realizou nessa quinta-feira, 24, com início às 20h, no Anfiteatro Dom Jacinto, o 1º Concurso de Bandas e Fanfarras que sem nenhuma dúvida foi um sucesso do começo ao fim, pois a população de Pedreiras, Trizidela do Vale e de outras da região, souberam honrar ao chamado e da proposta que apresentou o projeto inédito que contou com um grande número de participantes.

Segundo o coordenador do Concurso, Júnior Menezes, que conversou conosco em “off” antes da realização do evento, as Bandas Marciais Escolares proporcionam, na grande maioria dos casos, o primeiro contato formal que as crianças e adolescentes têm com a música e com a prática instrumental. Júnior pensa que esses adolescentes, levados pelo entusiasmo e incentivo de colegas que já participam da corporação musical, os novos integrantes começam sua jornada sem dar conta que ingressaram no “mundo da música”. Muitos participantes identificam-se com a arte musical e vão à procura de escolas específicas de música com a finalidade de desenvolver técnicas e aprofundar conhecimentos objetivando uma formação profissional. Enquanto outros, mesmo sem demonstrar muito interesse em perspectivas profissionais, são musicalizados e com orgulho ostentam o estandarte da escola querida.

Sete (7) Bandas Marciais participaram do 1º Concurso de Bandas e Fanfarras, sendo que havia oito (8) inscritas, mas por alegação de falta de apoio do gestor municipal da cidade, que não disponibilizou transporte para os componentes, a Banda Marcial Maestro Abraão Bezerra, da cidade de Poção de Pedras-MA, cujo maestro é o jovem Alfredo Neto – Netinho - que procurou a coordenação do evento e comunicou a triste notícia da razão pela qual a sua Banda não iria participar. Lamentável!

Eis aí o nome das Bandas Marciais que participaram do 1º Concurso de Bandas e Fanfarras e suas respectivas representações e ordem de apresentação segundo sorteio:

1º - Banda Marcial Newton Belo, da cidade de Joselândia-Ma, regente Igor Arauche;
2º - Banda Marcial Zeca Branca, da cidade de Pedreiras-MA, regente Walterlins;
3º - Banda Marcial Herschell Carvalho, da cidade de Pedreiras-MA, regente Juvenil;
4º - Banda Marcial Batista Eleutério Rocha, da cidade de Pedreiras-MA, regente Igor Aroúche; 
5º - Banda Marcial Oscar Galvão, da cidade de Pedreiras-MA, regente Alex;
6º - Banda Marcial Carlos Martins, da cidade de Pedreiras-MA, regente Nilminha;
7º - Banda Marcial Newton Belo, da cidade de Trizidela do Vale-MA, regente Walterlins.

Segundo o regulamento as Bandas tinham um tempo de 20 minutos de apresentação, e o tempo passava a ser contado a partir do momento em que a faixa era rompida com a entrada dos membros no espaço do Anfiteatro.

Tivemos na abertura a apresentação da Banda Marcial Santa Cecília, com o regente Júnior Menezes que entoou algumas canções do nosso cancioneiro popular e finalizou com a execução do Hino Nacional Brasileiro. Padre José Geraldo Teófilo deu as boas-vindas. O regulamento do Concurso foi lido pela jovem Vanessa Lima.

O Corpo de Jurado foi composto pelos profissionais da área da música: Francinaldo Guimarães, maestro e professor de música; Kevin Hendall, músico, cantor e compositor; Jamile Lima, Bailarina e professora de dança, da cidade de Paragominas-PA e Ianne Thais, professora de dança e expressão corporal. Ainda no auxílio do corpo de jurados estiveram dando apoio na conferência das notas: Tânia Suélida, Elbert e Rafaelle Alves.

As premiações e seus respectivos apoiadores foram as seguintes:
1º Lugar 1.500,00 e troféu (Prefeitura Municipal de Pedreiras, Prefeito Totonho Chicote; FUP, Cajueiro Pachêco e Secretaria de Educação de Pedreiras, Iaciaria Rios); 
2º Lugar 1.000,00 e troféu (Associação Padre Pedro Bach); 
3º Lugar 500,00 e troféu (Dr. Lenoilson Passos e Valdirene Silva).

Resultado final de acordo com o corpo de jurados que analisou de forma transparente e imparcial ficou da seguinte forma:

PRIMEIRO LUGAR – Banda Marcial Newton Belo, 10,72 – Trizidela do Vale – Walterlins;
SEGUNDO LUGAR – Banda Marcial Batista Eleutério Rocha, 10,64 – Pedreiras – Igor Arouche; 
TERCEIRO LUGAR – Banda Marcial Oscar Galvão, 10,24 – Pedreiras – Alex.

No mais, foi uma linda festa e todos que se envolveram nesse projeto estão de parabéns pela belíssima festa que deixou a todos os presentes encantados.

UMA IMAGEM E ALGUMAS REFLEXÕES


Destino? Não sei, acredito que o futuro é, na verdade, um reflexo do passado. Mas, ninguém pode voltar no tempo e tomar atitudes diferentes das anteriores, e por isso nasceu a frase "tinha que acontecer" ou " estava escrito".
Isaias Santana Gonçalves
“A vida é como o reflexo de um espelho onde suas atitudes são meros reflexos do que esta a sua frente.”
Brendon Moraes.
Reflexo

Sou o reflexo dos meus erros
A imagem do meus acertos
A tentativa de acertar
O acerto de tentar
O humano de errar
O aprender de observar
O louco de amar
Sou o reflexo dos meus erros
A imagem do meus acertos..
Valdivino V. S. Júnior
Porque reclamar dos nossos políticos se eles só são o reflexo exato do que nós somos? ... Se você não muda, nada muda!
Vinycius Maia

SERÁ O QUARTETO FANTÁSTICO?


Flagramos esse quarteto fantástico de vereadores em uma reunião "secreta" num restaurante nas imediações de Pedreiras. Será o que estavam apenas saboreando uma bela galinha caipira ou estão conjecturando algo sobre o futuro da Princesa do Mearim?

Paulinho da SP, Cearense, Adonias Quineiro e Filemon Neto num encontro "gastronômico". Será que estão preparando um bolo ou querem comer só uma fatia?? eim, eim...? De fato, não sabemos, mas o assunto recorrente na mesa era a terceirização do Hospital Geral de Pedreiras - segundo um morcego raivoso chupador me falou, os quatro irão pedir vistas do projeto para obterem mais subsídios e tomar a decisão correta. 

AÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO GARANTE INSTALAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PARA MORADORES DE ZONA RURAL DE PEDREIRAS


O Ministério Público Estadual, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Pedreiras, representado pela sua titular a Promotora Sandra Soares de Pontes após tomar conhecimento de que no povoado Centro dos Macários, Zona rural de Pedreiras não havia energia elétrica e aproximadamente 06 famílias viviam às escuras buscou junto à Companhia Energética do Maranhão- CEMAR solucionar o problema destes moradores.

No ano de 2014 o sr. Mateus Evangelista, morador daquele povoado procurou a Promotoria de Justiça onde comunicou que há 5 anos havia protocolado uma solicitação de instalação de energia elétrica em sua residência contudo nunca havia sido atendido. A Promotora de Justiça Sandra Soares de Pontes oficiou à CEMAR requisitou informações sobre o fato. A Promotora de Justiça emitiu Ordem de serviço ao servidor do Ministério Público Marcus Periks para realizar diligência no local e constatar a veracidade das informações, tendo sido cumprida a ordem de Serviço. Várias reuniões foram realizadas na Promotoria de Justiça com representantes da CEMAR e a mesma se comprometeu solucionar o problema administrativamente, buscando recursos junto à sua central.

Na manhã desta quarta-feira, 23 de setembro de 2015 foi realizada a ligação da energia elétrica no Povoado Centro dos Macários e as 6 famílias que ali residem já estão usufruindo deste beneficio. A Promotora de Justiça Sandra Soares de Pontes fez questão de comparecer pessoalmente ao local para a inauguração e visitou a residência do Sr. Mateus Evangelista que muito satisfeito e emocionado agradeceu ao esforço da promotora em ajudar tanto a ele quanto aos demais moradores daquela localidade. Mateus informou que havia comprado um Televisor há 2 anos e que nunca o havia ligado na tomada e hoje o fez com muita alegria. Muito contente com o benefício o morador também mostrou a geladeira ligada que há anos estava guardada sem utilidade.

A CEMAR informou que para concretizar o sonho destes moradores foram alocados recursos num total de R$ 68.000,00 (sessenta e oito mil reais), sendo instalados 03 transformadores em 02 quilômetros de rede, e beneficiadas 06 casas, num trabalho que durou apenas 15 dias.

O Ministério Público é uma instituição que tem a incumbência de defender os interesses sociais e individuais indisponíveis e é o grande defensor dos interesses do conjunto da sociedade brasileira. Tem a obrigação, portanto, de defender o interesse público, conduzindo-se, sempre, com isenção, apartidarismo e profissionalismo.

PEDREIRAS REALIZOU I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE JUVENTUDE


A Prefeitura Municipal de Pedreiras através da Secretaria de Juventude realizou nessa quarta-feira, dia 23, a I Conferência Municipal de Juventude, com início às 9h, no prédio da Câmara Municipal de Pedreiras e teve a honra de contar com uma participação considerada de jovens e demais pessoas da sociedade civil.

A I Conferência Municipal de Juventude discutiu o tema: As Várias Formas de Mudar Pedreiras e contou ainda na organização com o Conselho Municipal de Juventude que muito se empenhou para a realização de uma conferência à altura que merecem os jovens pedreirenses.


Presença no evento da Secretaria de Estado da Juventude, senhorita Tatiana Pereira que proferiu uma palestra voltada para o tema e passou uma mensagem positiva aos jovens que lotaram o espaço da Casa Legislativa.

A Conferência Municipal de Juventude que fora realizada nesta data de hoje, 23, tem por objetivo geral atualizar a agenda da juventude para o desenvolvimento do Brasil, reconhecendo e potencializando as múltiplas formas de expressão juvenil, além de fortalecer o combate a todas as formas de preconceitos e os seguintes objetivos específicos, conforme reza o regimento da Conferência.

Foi discutido assuntos voltados à cidadania, à participação social, política e a representação Juvenil, como Direito à Educação; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

Já que o tema era voltado para essas questões acima, os secretários de cada secretaria estavam presentes, como José Ivo Gonçalves Sousa, do meio ambiente; Paulo Rogério, da Saúde; Iaciaria Bernardo Rios, da secretaria da educação; Aldo Gomes, da secretaria da agricultura; Patrício Oliveira, da secretaria de administração; Sebastiana Luna, chefe de gabinete; João Pereira da Silva, assessor especial do prefeito Totonho Chicote. Quem também esteve presente e animou bastante a juventude com o seu jeito exagerado de ser foi o Padre José Geraldo Teófilo que deixou a mensagem teórica e prática. Nossas lentes ainda registraram as presenças de Francinete Braga, ativista, historiadora, conselheira estadual de cultura; Pastor Neto Lucena e da vereadora Claudia Alencar

Quem estava muito feliz com o sucesso da Conferência era o Secretário Municipal de Juventude Phelipe Figueiredo Silva que falou do esforço e do empenho que teve do município na pessoa do Excelentíssimo Prefeito, como também dos companheiros que fazem parte da comissão organizadora: Isaac Oliveira Sousa, Vicente Camilo de Lima, Girlayne Araújo Borges Lima, Francisca Silva dos Santos, Allain Delon Rodrigues da Cruz.

Joaquim Filho

CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA MAIS FOTOS

Pedreiras recebe oficina de desenvolvimento de jogos eletrônicos


A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realiza no próximo dia 26, no município de Pedreiras, a primeira “Escola de Programação de Jogos”. Voltada para alunos do 8º ao 9º ano do Ensino fundamental da rede pública, a ação visa ensinar os estudantes a desenvolver jogos eletrônicos. A iniciativa tem como objetivo aproximar crianças e adolescentes da Ciência, Tecnologia e Inovação, uma das prioridades do secretário Bira do Pindaré.

O secretário adjunto, Jhonatan Almada, explica que o município é o primeiro a receber a ação, que é inspirada no ‘Rolezinho da Ciência’, um projeto de inclusão digital do Centro de Tecnologia da Informação Renato Acher, realizado com êxito em Campinas/SP e idealizado pelo diretor do centro, Victor Mammana. Com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, milhares de jovens já foram beneficiados.

Na oficina, os alunos vão ampliar o conhecimento sobre informática e suas possibilidades. As ferramentas usadas permitirão com que eles obtenham resultados rápidos usando a programação para o desenvolvimento de games. Neste primeiro momento, participam cerca de 40 alunos já selecionados pelo Centro de Capacitação Tecnológica (CCT) do município. “A partir desta ação piloto, esperamos realizar outras oito até o final deste ano”, revelou Almada.

A “Escola de Programação de Jogos” é resultado de uma parceria entre a Secti e a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (AMAGames). As aulas serão ministradas por jovens programadores da Associação, que têm como proposta incentivar projetos nesta área.

21 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


21 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, Pedreiras realizou uma grande homenagem...

A Associação Pestalozzi de Pedreiras, Maranhão, em parceria com a Pastoral da Pessoa com Deficiência, APAC de Pedreiras, Prefeitura Municipal de Pedreiras, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, Promotoria Pública, Conselho Tutelar e demais entidades e pessoas da sociedade realizou nessa manhã de segunda-feira, 21, uma Caminhada em comemoração ao DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA, que saiu da Praça do Jardim até a Praça Corrêa de Araújo.

Com faixas, cartazes, presença de alunos de escola, professores a caminhada foi um sucesso e contou com um grande número de pessoas. Algumas autoridades deixaram a sua mensagem de apoio à pessoa com deficiência, como Padre José Geraldo e outros...

Após a caminhada, eu conversava com o Padre José Geraldo Teófilo e dizia a ele, que está acontecendo uma coisa em Pedreiras, que eu não sei se as pessoas estão percebendo: O pedreirense está resgatando o amor, o respeito, o patriotismo-municipalista e o carinho pela sua cidade quando a causa é social. Há uma nova conscientização político-social dessa nova geração. Apesar de todos os problemas que estamos vivendo no município e no Brasil, Pedreiras mostra que é forte, que é uma rocha inquebrantável e abraça o irmão e vai às ruas mostrar o que temos de mais belo - o amor. Isso nasce no coração do povo sem ideologias políticas partidárias ou seja qual for o sentimento ideológico religioso desse povo bravo e forte. Viver Pedreiras é isso... É acreditar que a Esperança continua sendo verde.
Joaquim Filho

MAIS FOTOS CLIQUE NO LINK ABAIXO

DOM ARMANDO É HOMENAGEADO EM SÃO LUÍS

Padre Lauro, pedreirense, participa de entrega de Título
 
A Assembleia Legislativa realizou, na manhã desta sexta-feira (18), Sessão Solene para a entrega do Título de Cidadão Maranhense ao bispo da Diocese de Bacabal, Dom Armando Martin Gutierrez. Na abertura da sessão, presidida pela deputada Valéria Macedo (PDT), o autor da homenagem ao bispo, o deputado Roberto Costa (PMDB), proferiu um emocionado discurso, na tribuna, ressaltando a importância do reconhecimento do trabalho realizado pelo bispo Dom Armando Gutierrez na Diocese de Bacabal.

Estou há quase 10 anos nesta Casa e, poucas vezes, senti a emoção que sinto agora, neste ato de celebração em que se reconhece, publicamente, em Sessão Solene, em nossa Assembleia Legislativa, os relevantes serviços prestados pelo bispo Dom Armando ao povo do Maranhão, especialmente aos municípios que estão na jurisdição da Diocese de Bacabal”, discursou o deputado.

Na solenidade, que contou com a presença de diversas personalidades representativas da sociedade de Bacabal e de outros municípios da região do Médio Mearim, Roberto Costa destacou a trajetória de vida de Dom Armando, salientando que se trata de um homem profundamente sensível às questões sociais. “Dom Armando é um homem simples, de paciência, de Deus e de Misericórdia. Repito: é um homem do povo! E com certeza foram estas dentre tantas as qualidades que o fizeram ser eleito bispo desta terra maranhense, que já o ama como pai e amigo. É merecedor de uma das maiores honrarias desta Casa Legislativa”, declarou Roberto Costa.

No mesmo tom, o senador João Alberto (PMDB), que também fez questão de participar da Sessão Solene, afirmou que Dom Armando Gutierrez tem realizado inúmeros trabalhos que visam o resgate e a valorização da pessoa humana em toda a região de Bacabal.


O senador destacou a personalidade do bispo. “Posso dar meu testemunho de que o bispo Dom Armando é merecedor desta homenagem porque ele faz um trabalho formidável, buscando despertar a solidariedade, não apenas entre os cristãos católicos, mas em toda a sociedade da região do Médio Mearim, em relação aos problemas que atingem a todos e buscando soluções concretas para resolução destes problemas. Ano após ano, ele realiza um trabalho que foi criando vulto e hoje se faz conhecido e respeitado por todos os segmentos da sociedade de Bacabal e de toda aquela região”, afirmou o senador João Alberto.

Luiz Neto e João Luiz
A Sessão Solene contou também com a presença do professor Domingos Ferreira Silva, na condição de representante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da vereadora Natália Duda, representando a Câmara Municipal de Bacabal; do padre Lauro Henrique, da Catedral de Santa Terezinha; dos empresários João Luís Ribeiro e Luís Neto (foto acima), representando a classe empresarial de Bacabal e de diversas personalidades ligadas a paróquias, pastorais, entidades religiosas e comunitárias de cidades da região do Médio Mearim.

Agradecimento

Após o discurso proferido pelo deputado Roberto Costa, o bispo de Bacabal, Dom Armando, ocupou a tribuna, manifestando sua gratidão pela homenagem que lhe fora concedida pela Assembleia Legislativa: “Agradeço a todos, não pensei que um dia receberia uma honraria tão grandiosa quanto esta. Porém devo dizer que esta homenagem é feita não somente a mim, mas a uma multidão de pessoas que sonham por um Maranhão melhor, e que inspiram todo o nosso trabalho”, afirmou Dom Armando.

Ao encerrar a cerimônia, a deputada Valéria Macedo, que presidiu a Sessão Solene, declarou-se imensamente honrada por ter sido escolhida para conduzir os trabalhos, fazendo questão de lembrar que a homenagem ao bispo de Bacabal foi aprovada por unanimidade pelos deputados da Assembleia Legislativa do Maranhão: “Foi uma honra para mim presidir esta cerimônia, fico feliz, muito honrada e agradecida por esta Casa poder fazer este justo reconhecimento ao trabalho do bispo Dom Armando”, afirmou Valéria Macedo.


Trajetória

Dom Armando Martín Gutiérrez, que nasceu em 16 de dezembro de 1954, em Madrid na Espanha, frequentou os estudos de primeiro e segundo grau no colégio Amore Misericordioso, em Lujua, Espanha e os cursos de Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Marchigiano, na cidade de Fermo, Itallia.

Fez mestrado em Teologia Moral na Pontifícia Academia Alfonsiana de Roma. Emitiu a primeira profissão na Congregação dos Filhos do Amor Misericordioso em 08 de setembro de 1974 e a Perpétua em 1978.

No dia 6 de outubro de 1979, Dom Armando Martín Gutiérrez foi ordenado sacerdote, em Spinaceto, Roma. A partir daí exerceu os seguintes ministérios: na Itália, era responsável pelo Seminário Menor da Congregação em Collevalenza, Perugia, Itália; vice-reitor da Casa do Clero de Perugia; vice-mestre dos noviços em Matrice, Campobasso, Itália.

Em 1988 veio para o Brasil, onde exerceu na Diocese de Mogi das Cruzes (SP), os cargos de mestre dos noviços (1988-2002); professor de Ética, no Seminário Diocesano e de Teologia Moral, no Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI (1992 -2002); superior de comunidade (1993-2002). Na diocese de Juiz de Fora foi mestre de juniorado, superior de comunidade e vigário paroquial (2003-2005);

Em 2 de novembro de 2006, Sua Santidade o Papa Bento XVI o nomeou Bispo da Diocese de Bacabal, sucedendo a Dom José Belisário da Silva que foi nomeado pela Santa Sé, Arcebispo Metropolitano de São Luís do Maranhão.


 Blog do Sérgio Matias

PEDREIRAS PARTICIPA DE GRANDE AÇÃO SOCIAL EM BELÁGUA


Representantes da Loja Maçônica Gonçalves Lêdo - Pedreiras

Flávio Dino leva a estrutura do Mais IDH Governo do Maranhão em apoio a Ação

A Maçonaria do Maranhão realizaram, hoje, 20/09, a 13ª Grande Ação Social da Maçonaria do Maranhão. A ação aconteceu no município de Belágua, região leste do estado e e abrangeu oito municípios: Itapecuru-Mirim, Vargem Grande, São Benedito do Rio Preto, Chapadinha, Urbano Santos, Nina Rodrigues, Presidente Vargas e Barreirinhas.

Desde 2002 as três potências maçônicas do estado (Grande Loja Maçônica do Estado do Maranhão, Grande Oriente Autônomo do Maranhão e Grande Oriente do Brasil no Maranhão) se reúnem para promover ações nas áreas do direito, saúde, segurança, infraestrutura, responsabilidade social e educação. “Nosso objetivo é levar nosso apoio e a nossa solidariedade às pessoas mais carentes do estado”, disse Elias Inácio Oliveira, coordenador da 13ª Ação da Maçonaria.

Quadro de ações desenvolvidas em Belágua
O município de Belágua, distante quase 280 km da capital, ganhou recentemente os noticiários a respeito da situação econômica em que vivem seus habitantes. Várias campanhas já foram feitas em prol dos moradores da cidade. Belágua está incluída no Programa Mais IDH do Governo do Estado, criado pelo Executivo Estadual, o Plano tem como objetivo combater as desigualdades sociais nos municípios maranhenses com baixo Índice de Desenvolvimento Humano, em parceria com as prefeituras, empresas e sociedade civil. O envolvimento de entidades e organizações que optam por participar do Plano de Ações Mais IDH é reconhecido pelo governador Flávio Dino como uma atitude de solidariedade em favor das pessoas mais carentes do nosso estado.

Dentre os diversos trabalhos realizados nas dezenas de stands e equipes, Pedreiras chamou bastante atenção. O Químico da CAEMA de Pedreiras, Francisco Moreira, apresentou um instrumento magnifico, desenvolvido por ele mesmo. Francisco construiu um dosador de cloro para poços artesianos: barato e com grande vida útil. A ferramenta que já vem sendo utilizada em outras cidades, é importante na melhoria da saúde e qualidade de vida.

Damião Felipe, Venerável Mestre da Loja Maçônica Gonçalves Lêdo, relata com alegria a participação de Pedreiras no evento: "Estou muito cansado, mas, feliz, pois foi um belo trabalho realizado. Muitas pessoas foram ajudadas. Pedreiras, através do nosso irmão Francisco Moreira, apresentou uma ótima alternativa para melhorar a qualidade de vida do povo de Belágua. Deixamos lá um dosador de cloro para poços artesianos, explicamos como é construído e como funciona. Técnicos do Programa Mais IDH e da Prefeitura ficaram muito interessados no instrumento"


Dosador de cloro para água de poço, invenção do Francisco Moreira Químico da CAEMA de Pedreiras..