PEDREIRAS ESTÁ SE PREPARANDO PARA REALIZAR O MELHOR CARNAVAL


Por Henrique Pedras Verdes e Joaquim Filho 

Em relação ao que vem acontecendo com a economia do Brasil, e baseado no momento político e administrativo que ora passa o município de Pedreiras, o caríssimo leitor do blog Pedras Verdes pode estar pensando que a manchete acima deve ser uma utopia, ou quem sabe, os seus administradores estão com brincadeira de mau gosto. Mas com a visão focada na vivência, na experiência e no que se ouve no dia a dia, entre os populares da nossa querida e amada “Princesa do Mearim”, tenham a certeza de que a cidade, mesmo às duras penas, poderá realizar em 2016, não o maior, mas um dos melhores carnavais da sua história. 

Sempre que chega o período de copa do mundo, carnaval, São João ou grandes eventos de grande porte, é sempre a mesma coisa: especulação e mais especulação por parte dos populares, que, às vezes, são bombardeados por muitas informações desencontradas, tendenciosas, equivocadas e sem compromisso com a verdade, no sentido de deixar as pessoas confusas. Um exemplo do que estamos falando é a Copa do Mundo, pois todo brasileiro nessa época é um técnico, que discute futebol e pensa ter conhecimento como se fosse um grande mestre do futebol brasileiro: Telê Santana, Zagalo ou Felipão. No carnaval não é diferente. Todos têm o direito e o livre arbítrio para comentar, criticar, sugerir, dar uma ideia ou tentar mudar o curso para que seja melhor para todos. O grande problema é que ninguém discute no sentido de mostrar como se deve fazer, já que quem discute o assunto demonstra profundo conhecimento. 

Em se tratando do tradicionalíssimo carnaval de Pedreiras, faz se necessário ressaltar que essa terra cantada em versos pelos seus poetas, sempre, desde os primórdios da sua história realizou seus carnavais, sem se importar com grandeza ou ostentação; e sim, com a beleza, a emoção e a alegria do folião. Quer tenha prefeitura, câmara, dinheiro de emenda parlamentar, apoio do comércio local, arrastão privatizado, trio elétrico, paredão ou ajuda de profissionais liberais, ou não, nada disso é capaz de interferir a festa mais popular dos brasileiros. O nosso carnaval é autossustentável. Carnaval, senhores e senhoras, não depende da política(gem) para ter sucesso ou fracasso. O carnaval por si só, há anos, vem sendo uma festa feita pelo povo, para o povo e com o povo. 

Todos nós sabemos que a cidade de Pedreiras é um polo regional que dá sustentabilidade a vários outros municípios. Somos referência em educação, saúde, comércio, lazer, gastronomia, cultura e prestação de serviços - com destaque especial para os setores hoteleiro e comércio varejista da cidade, que tem crescido a cada ano (não estamos nos referindo só ao setor público, mas principalmente ao privado). 

Quem estiver pensando em brincar o seu carnaval na cidade de Pedreiras, pode ter a certeza que vai vir para uma cidade de pessoas hospitaleiras, que tem no sangue e na veia a força de uma cultura autêntica, com a vibração de um povo alegre, que mesmo com tantas dificuldades, não perde o júbilo de uma alma que vive constantemente em festa. Aqui, tanto os turistas como os filhos da cidade, terão a segurança das polícias Militar e Civil, e ainda poderão contar com um Corpo de Bombeiros que está localizado em Trizidela do Vale, a sérviço da região. 

Desde que nos entendemos como filhos dessa terra de Josélio e Kleber Branco, o carnaval de Pedreiras está sempre em movimento, é dinâmico, é multicultural. Nasceu dentro dos clubes e depois se espalhou, deixando as purpurinas esquecidas pelos cantos dos salões, e os confetes semeados nas sarjetas das ruas e avenidas, chegando até os guetos da cidade. Ah! Cadete, não vejo mais o teu samba. Está constantemente em mudança. Ele se reinventa. Tem vida própria e não precisa de apadrinhamento politicológico (neologismo nosso) para brilhar na extensa passarela que o aguarda. 

O tempo passa, o carnaval fica! Uns sobem e outros descem! Outros desaparecem da história! Felizes os que se eternizam e são lembrados pelos seus feitos. E, nessa levada é que vamos nos encontrar na contramão da folia. Se há anos o carnaval moderno circulava pela cidade, descendo do bairro do Engenho até as praças poeta Corrêa de Araújo e Melico Rego; já mandaram avisar-nos que este ano vai ter novidade. Vai ser tudo diferente. Vamos ter folia em toda a extensão da avenida principal da cidade (a alegria continua): Um carnaval privado e outro público, mas que se encontrarão, se juntarão e se misturarão sob as bênçãos do nosso santo padroeiro São Benedito, que também vai estar com o seu bloco no Patamar da Cultura, em um verdadeiro louvor do Rebanhão de Cristo e os Beneditanos. Democracia igual a essa, nem na Grécia. Ainda dentro da programação do carnaval de Pedreiras, temos o Baile da Saudade, o Bode da Madrugada, o Festival de Músicas Carnavalescas e os diversos blocos espalhados nos bairros da cidade. Pedreiras vai se contagiar de alegria!

Com a realização do carnaval, organizado pelo poder público municipal, em frente às duas praças centrais, vamos voltar ao tempo, em que os velhos e bons carnavais de rua iniciaram justamente naquele local. Teremos bandas locais, nas quais os artistas que se apresentarão são os mesmos que em carnavais passados, se lamentavam que não eram valorizados, que não tinham espaço para fazerem suas apresentações. 

As consequências de bastidores (que não vêm ao caso) que levaram às mudanças do carnaval de Pedreiras, com certeza, vão trazer muitas surpresas para os foliões. E, diga-se de passagem, até mesmo para os mais desanimados. Apesar do carnaval de Pedreiras ter a sua força na tradição e ter crescido, ganhado rótulo de mega evento, é mais que necessário que alguém tome à frente para fazer valer o status que ora a cidade de Pedreiras alcança. E, foi aí, que há 3 (três) anos apareceu a figura de um jovem ousado, corajoso, empreendedor, que entrou de corpo e alma e vem realizando os maiores carnavais e shows de toda a história cultural de Pedreiras. Os críticos concordando, ou não, não somos nós que estamos dizendo. Isso é fato. Estamos falando do empresário Kaieno Cavalcante, proprietário da Global Music, Global Clube e Bloco Global, que este ano mais uma vez vai realizar o carnaval de Pedreiras, trazendo grandes bandas, mega estrutura, uma parte realizada na via pública com trio elétrico, banda e arrastão; e, parte no seu Clube particular. Segundo Kaieno Cavalcante, que já tornou público em redes sociais, fará o carnaval de 2016 sem o apoio da Prefeitura de Pedreiras, e justifica que mesmo de forma independente, está trabalhando com toda a sua equipe competente de profissionais para realizar o melhor carnaval do Maranhão.
Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.