COLUNA AR-15 | DISPARA: SE CORRER O BICHO PEGA, SE FICAR O BICHO COME!


Estou aqui da capital só observando a movimentação políticas em Pedreiras (se são políticas de fato... ou como dizia o saudoso Dr. Josélio Branco, podem não o ser e representarem apenas “politiquices ou politicanalhices”...). Além disso, uma “ruma” de informantes e “consultores” daí não me deixam em paz. Resolvi me manifestar.

Primeiro: o papagaio do bigode de arame está morrendo de rir dessa oposição. Totonho não rir porque não entende. E ao lado dele quem poderia ajudá-lo a entender é tão narcisista que não o informa direito das coisas. 

Esse negócio do G-6 me deu cãibra aqui em São Luís!!! Esse filme eu dirigi contra Edmílson Filho em 2000 e contra RLouro em 2004. Todos conhecem o enredo e sabem o antídoto.

Na verdade, a bola da vez é Simplício Araújo. O Solidariedade e o Governo têm outros planos para ele bem maiores do que Pedreiras. Seus fiéis pupilos Klebinho e Marcílio não deslancham. Klebinho por razões intrínsecas e Marcílio, o predileto, tinha reais chances, mas não construiu um projeto para si e para a cidade – esperou ser ‘ungido’ por Simplício e pelo Governo do Estado. Foi atropelado pelo alazão Humberto Feitosa.

A candidatura de Humberto não vem dele mesmo. Vem sendo CONSTRUÍDA há tempos por um grupo eclético de populares e lideranças e eu participei da gênese disso. Humberto por si mesmo não seria candidato. Foi convocado a sê-lo por reunir qualidades pessoais e condições conjunturais que possa dar novos rumos de desenvolvimento à nossa cidade e de felicidade ao nosso povo. E quem conhece Simplício de perto como eu, no início, ele tinha até medo e restrições àquilo que de longe ele não conhecia, que era o ainda embrião projeto de candidatura de Humberto. Não intencionou trair Marcílio. Sou testemunha.

Política é essencialmente PODER, portanto há intrinsecamente vaidades, e dentro disso, digo com cuidado, acho, Marcílio, não entendeu e foi ferido. E reuniu aquele povo lá na casa dele num arremedo de “grupo”, somente para mostrar a Simplício que não ia aceitar calado ter sido passado para trás. Mas analisemos aquilo lá:

1- Lenoílson: NÃO PODE SER CANDIDATO A NADA!!! De tanto querer parecer santo e falar mal de RLouro, igualou-se a ele – FICHA SUJA e só pode ser candidato em 2021, como o papagaio também. Quer emplacar a mulher dele de vice!

2- Marcílio Ximenes: Menino bom em caráter e em habilidades administrativas que Pedreiras muito precisa, mas ele próprio precisa ainda muito para se viabilizar além das bênçãos do antigo aliado Simplício. Tem que ser mais popular e entender que quem vai ao gabinete dele não representa 0.0000001% de quem precisa de fato conhecê-lo de perto para votar nele. Se numa brincadeira o abandonarem na Vila Dr. Walber ninguém sabe lá vai saber quem é ele e nem ele vai saber voltar para casa... Se perguntar a ele onde fica o povoado São Lucas, ele vai gaguejar... Mas é um dos bons quadros para o futuro.

3- Neto SP: Tá na hora de acabar com essa história de que quem tem poder econômico tem direito a ter poder político!!! Que serviço prestado tem a Pedreiras senão a si mesmo? Milita mesmo em que setor social? O que o credencia a tanto? 

4- Walber/Valdete/Jacinto: Meu colega médico “não dá ponto sem nó” – nunca entra para perder – pode até perder a eleição, mas ele sai sempre ganhando algo... Não será candidato a nada, mas conta eleitoralmente; não o imaginem se engajar por amor ou ideal – sua política é puramente de resultados... para ele; já a Dra. Valdete dá gosto falar: cristã autêntica, profissional admirável, valente e combativa pelo que acredita, é um dos quadros políticos com as qualificações que Pedreiras precisa; Jacinto – a JR Construções e a liderança empresarial classista por enquanto são seus seus lugares;

5- Rogério do PT: um dos melhores, senão o melhor, e mais preparado quadro político que Pedreiras tem hoje!!! Bem articulado nos planos nacional, estadual e municipal. No plano municipal ele trabalha com o que faz a cabeça da “galera” – a juventude. Ele alavanca, levanta e tem a juventude com ele. Nos movimentos sociais só dá ele. De todos os pré-candidatos, é o mais pragmático. Se souber fazer, leva de lavada, sem gastar dinheiro!!!

6- Antônio França: o mais autêntico de todos os pré-candidatos. O ÚNICO DO G-6(5) COM CHANCES REAIS DE ELEIÇÃO!!! Fez uma besteira e logo percebeu e se corrigiu. Saiu daquele G6(5). França só precisa de assessoria e levaria essa eleição sem grandes dificuldades. Tem que abandonar a autopiedade, pois ele tem um patrimônio eleitoral imenso: a grande quantidade de amigos empolgados que o querem prefeito e fariam grandes sacrifícios para ajudar nesse propósito. Honesto, sincero, transparente, trabalhador incansável, cheio de boas ideias e muita boa vontade. Faz um trabalho social muito grande e não faz propaganda nenhuma disso. Pedreiras ganharia muito com ele.

Bem, e o Doutor Humberto? Esse analisarei depois... Essa é só para o G-6(5) ou G-6 – 1 = 5.

Allan Roberto Costa Silva, médico, ex-Vereador-Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras, membro da Academia Pedreirense de Letras-APL e da Associação dos Poetas e Escritores de Pedreiras-APOESP. E-mail: arcs.rob@hotmail.com

7 comentários:

  1. Arrasou, doutor Allan. Só ele mesmo pra falar a verdade tão bem dita e com tanta maestria e autoridade.
    Se Pedreiras tivesse 10 allan desses a nossa realidade era melhor.

    ResponderExcluir
  2. agora vc falou a pura verdade!

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk
    nunca vi tanta verdade ditas de uma vez só. esse doutor devia ser tombado como um dos maiores patrimônios de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  4. Alan sempre tendencioso, nunca imparcial, ta pendurado na secretária do Simplício tambem doutor???

    ResponderExcluir
  5. Com todo o meu respeito para com o meu confrade de Academia Pedreirense de Letras, Dr. Allan Roberto, mas na minha ínfima opinião, um comentário mais acerca das particularidades de cada ser aqui analisado, do que uma análise política. É bom que as pessoas saibam que comentar sobre determinado fato, uma obra de arte ou literária, ou mesmo sobre uma personalidade, jamais você vai expor a verdade. Isso é apenas uma opinião do analista, que no caso aqui é o meu amigo Allan Roberto. Se cada pessoa fosse fazer uma análise do quadro político de Pedreiras e ou sobre as reais chances dos nossos diletos pré-candidatos, cada um faria ao seu modo, com o seu ponto de vista e, quem sabe, com os seus interesses futuros. Mas é a visão do doutor, e nós devemos respeitar, embora não concordar.

    Joaquim Ferreira Filho
    Rua Corinto Nascimento, 39 - Goiabal - Pedreiras/MA
    (99) 98110.3668

    ResponderExcluir
  6. Tem que trazer o Allan de volta. Excelente médco, bom político, bom escritor e daria o melhor prefeito da história.

    ResponderExcluir
  7. E dá-lhe dotô.
    tem que ser é prefeito esse homi siô.

    ResponderExcluir

Pedras Verdes, Pedreiras, MA, Brasil.