PEDREIRAS ESTÁ SE PREPARANDO PARA REALIZAR O MELHOR CARNAVAL


Por Henrique Pedras Verdes e Joaquim Filho 

Em relação ao que vem acontecendo com a economia do Brasil, e baseado no momento político e administrativo que ora passa o município de Pedreiras, o caríssimo leitor do blog Pedras Verdes pode estar pensando que a manchete acima deve ser uma utopia, ou quem sabe, os seus administradores estão com brincadeira de mau gosto. Mas com a visão focada na vivência, na experiência e no que se ouve no dia a dia, entre os populares da nossa querida e amada “Princesa do Mearim”, tenham a certeza de que a cidade, mesmo às duras penas, poderá realizar em 2016, não o maior, mas um dos melhores carnavais da sua história. 

Sempre que chega o período de copa do mundo, carnaval, São João ou grandes eventos de grande porte, é sempre a mesma coisa: especulação e mais especulação por parte dos populares, que, às vezes, são bombardeados por muitas informações desencontradas, tendenciosas, equivocadas e sem compromisso com a verdade, no sentido de deixar as pessoas confusas. Um exemplo do que estamos falando é a Copa do Mundo, pois todo brasileiro nessa época é um técnico, que discute futebol e pensa ter conhecimento como se fosse um grande mestre do futebol brasileiro: Telê Santana, Zagalo ou Felipão. No carnaval não é diferente. Todos têm o direito e o livre arbítrio para comentar, criticar, sugerir, dar uma ideia ou tentar mudar o curso para que seja melhor para todos. O grande problema é que ninguém discute no sentido de mostrar como se deve fazer, já que quem discute o assunto demonstra profundo conhecimento. 

Em se tratando do tradicionalíssimo carnaval de Pedreiras, faz se necessário ressaltar que essa terra cantada em versos pelos seus poetas, sempre, desde os primórdios da sua história realizou seus carnavais, sem se importar com grandeza ou ostentação; e sim, com a beleza, a emoção e a alegria do folião. Quer tenha prefeitura, câmara, dinheiro de emenda parlamentar, apoio do comércio local, arrastão privatizado, trio elétrico, paredão ou ajuda de profissionais liberais, ou não, nada disso é capaz de interferir a festa mais popular dos brasileiros. O nosso carnaval é autossustentável. Carnaval, senhores e senhoras, não depende da política(gem) para ter sucesso ou fracasso. O carnaval por si só, há anos, vem sendo uma festa feita pelo povo, para o povo e com o povo. 

Todos nós sabemos que a cidade de Pedreiras é um polo regional que dá sustentabilidade a vários outros municípios. Somos referência em educação, saúde, comércio, lazer, gastronomia, cultura e prestação de serviços - com destaque especial para os setores hoteleiro e comércio varejista da cidade, que tem crescido a cada ano (não estamos nos referindo só ao setor público, mas principalmente ao privado). 

Quem estiver pensando em brincar o seu carnaval na cidade de Pedreiras, pode ter a certeza que vai vir para uma cidade de pessoas hospitaleiras, que tem no sangue e na veia a força de uma cultura autêntica, com a vibração de um povo alegre, que mesmo com tantas dificuldades, não perde o júbilo de uma alma que vive constantemente em festa. Aqui, tanto os turistas como os filhos da cidade, terão a segurança das polícias Militar e Civil, e ainda poderão contar com um Corpo de Bombeiros que está localizado em Trizidela do Vale, a sérviço da região. 

Desde que nos entendemos como filhos dessa terra de Josélio e Kleber Branco, o carnaval de Pedreiras está sempre em movimento, é dinâmico, é multicultural. Nasceu dentro dos clubes e depois se espalhou, deixando as purpurinas esquecidas pelos cantos dos salões, e os confetes semeados nas sarjetas das ruas e avenidas, chegando até os guetos da cidade. Ah! Cadete, não vejo mais o teu samba. Está constantemente em mudança. Ele se reinventa. Tem vida própria e não precisa de apadrinhamento politicológico (neologismo nosso) para brilhar na extensa passarela que o aguarda. 

O tempo passa, o carnaval fica! Uns sobem e outros descem! Outros desaparecem da história! Felizes os que se eternizam e são lembrados pelos seus feitos. E, nessa levada é que vamos nos encontrar na contramão da folia. Se há anos o carnaval moderno circulava pela cidade, descendo do bairro do Engenho até as praças poeta Corrêa de Araújo e Melico Rego; já mandaram avisar-nos que este ano vai ter novidade. Vai ser tudo diferente. Vamos ter folia em toda a extensão da avenida principal da cidade (a alegria continua): Um carnaval privado e outro público, mas que se encontrarão, se juntarão e se misturarão sob as bênçãos do nosso santo padroeiro São Benedito, que também vai estar com o seu bloco no Patamar da Cultura, em um verdadeiro louvor do Rebanhão de Cristo e os Beneditanos. Democracia igual a essa, nem na Grécia. Ainda dentro da programação do carnaval de Pedreiras, temos o Baile da Saudade, o Bode da Madrugada, o Festival de Músicas Carnavalescas e os diversos blocos espalhados nos bairros da cidade. Pedreiras vai se contagiar de alegria!

Com a realização do carnaval, organizado pelo poder público municipal, em frente às duas praças centrais, vamos voltar ao tempo, em que os velhos e bons carnavais de rua iniciaram justamente naquele local. Teremos bandas locais, nas quais os artistas que se apresentarão são os mesmos que em carnavais passados, se lamentavam que não eram valorizados, que não tinham espaço para fazerem suas apresentações. 

As consequências de bastidores (que não vêm ao caso) que levaram às mudanças do carnaval de Pedreiras, com certeza, vão trazer muitas surpresas para os foliões. E, diga-se de passagem, até mesmo para os mais desanimados. Apesar do carnaval de Pedreiras ter a sua força na tradição e ter crescido, ganhado rótulo de mega evento, é mais que necessário que alguém tome à frente para fazer valer o status que ora a cidade de Pedreiras alcança. E, foi aí, que há 3 (três) anos apareceu a figura de um jovem ousado, corajoso, empreendedor, que entrou de corpo e alma e vem realizando os maiores carnavais e shows de toda a história cultural de Pedreiras. Os críticos concordando, ou não, não somos nós que estamos dizendo. Isso é fato. Estamos falando do empresário Kaieno Cavalcante, proprietário da Global Music, Global Clube e Bloco Global, que este ano mais uma vez vai realizar o carnaval de Pedreiras, trazendo grandes bandas, mega estrutura, uma parte realizada na via pública com trio elétrico, banda e arrastão; e, parte no seu Clube particular. Segundo Kaieno Cavalcante, que já tornou público em redes sociais, fará o carnaval de 2016 sem o apoio da Prefeitura de Pedreiras, e justifica que mesmo de forma independente, está trabalhando com toda a sua equipe competente de profissionais para realizar o melhor carnaval do Maranhão.

MARCÍLIO XIMENES SAI DO SOLIDARIEDADE E CONTINUA PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE PEDREIRAS.



Torno público, a minha saída do partido Solidariedade, o qual contribuí desde a sua fundação, tanto em nível estadual (sendo o primeiro Presidente Estadual da Sigla) quanto municipal, o qual eu sou presidente desde o seu início em Pedreiras. Decisão essa que foi de comum acordo com minha família e amigos, e manifestada ao Presidente Estadual Simplício Araújo, na tarde do último sábado dia 23, ao qual sou grato pela confiança. 

Nesse primeiro momento só quero agradecer a todos, de A a Z, aos que confiaram em mim e se filiaram ao partido acreditando em um projeto de nossa pré-candidatura. Saio pacificamente e sem ressentimentos, por opiniões e pensamentos divergentes ao qual acredito. Estou indo em busca daquilo que sempre sonhei. A oportunidade de contribuir com a cidade que nasci e amo, Pedreiras, está acima de siglas partidárias e por ela vale qualquer sacrifício. 

É interessante ver surgirem novas pré-candidaturas, isso fortalece o processo democrático e da opção a população para escolher o melhor, o mais preparado e apto a administrar nossa Princesa do Mearim. Com relação ao nosso futuro partidário, em breve teremos uma definição. Deus está no comando de tudo, ele nunca perde o controle. ”

Marcílio Ximenes

O exercício profissional farmacêutico – Uma reflexão


20 de Janeiro. Dia do Farmacêutico. Tempos de regozijo e júbilo para os que estão iniciando a Profissão. Tempos de incertezas e angústias para outros que labutam já a algum tempo no mister da Farmácia.

Neste momento me inspiro nas palavras do farmacêutico e professor Mário Sapag-Hagar, que traduz de forma lúcida e objetiva, algumas inquietações que permeiam a profissão, mesclando aspectos éticos e a crise atual que afeta o mundo todo. O professor Sapag-Hagar descreve...

“Este exercício se desenvolve atualmente com certos rompantes de crise de identidade, originados no manejo comercial dos medicamentos como fatores fundamentais no controle das enfermidades e conservação da saúde da população ...[...]. Esta crise de insatisfação com o exercício profissional no setor privado não é recente e alcança um número significativo de jovens farmacêuticos...[...]; entre outros, inquietação que lhes vem à mente como aquele epitáfio que assalta aos descontentamentos: “o que sou observa com tristeza o que eu poderia ter sido”. Antepor nosso próprio interesse ao da comunidade que juramos, em solene cerimônia de titulação, servir com generosa prioridade pospondo os benefícios econômicos próprios? Velamos por compartilhar valores morais e deontológicos com os jovens estudantes e profissionais que nos foram encomendados? É nosso desempenho farmacêutico uma contribuição farmacoterapêutica científica e humanamente projetada e atualizada?”

É tempo para dizer e refletir...sou o farmacêutico que pretendi ser? A partir de Hipócrates se aceitou como guia a máxima de que não se é um “profissional bom” como ser humano ou pessoa se antes não se for um “bom profissional”.

Feliz dia do FARMACÊUTICO a todos os colegas FARMACÊUTICOS.


Luiz Mário
Farmacêutico, Professor universitário da UFMA e Instituto Florence de Ensino Superior. Técnico de nível superior do LACEN-MA.


PEDREIRAS FESTEJA SÃO SEBASTIÃO, UM EXEMPLO DE CRISTÃO

Noite de Romaria e muita Fé com os Homens do Terço de Pedreiras 
sob o olhar vigilante do Padre Zé Geraldo, Reitor do Santuário São Benedito.

O Padroeiro do Rio de Janeiro nos últimos anos vem navegando pela fé do povos do Mearim. Mártir e Santo Cristão, morto durante perseguição pelo imperador romano Diocleciano em 286 d. C., Sebastião, defensor da igreja é festejado com Fé e alegria pelos fiéis Cristão de Pedreiras.

Entre os dias 17 e 20 de Janeiro dia do Santo, Pedreiras festeja com generosidade o exemplo aquele que viveu pela Fé em Cristo e o bem da Santa Igreja.

São Sebastião tornou-se defensor da Igreja como soldado, como capitão e também como apóstolo dos confessores, daqueles que eram presos. Também foi apóstolo dos mártires, os que confessavam Jesus em todas as situações, renunciando à própria vida. O coração de São Sebastião tinha esse desejo: tornar-se mártir.E um apóstata denunciou-o para o Império e lá estava ele, diante do imperador, que estava muito decepcionado com ele por se sentir traído. Mas esse santo deixou claro, com muita sabedoria, auxiliado pelo Espírito Santo, que o melhor que ele fazia para o Império era esse serviço; denunciando o paganismo e a injustiça.

São Sebastião, defensor da verdade no amor apaixonado a Deus. O imperador, com o coração fechado, mandou prendê-lo num tronco e muitas flechadas sobre ele foram lançadas até o ponto de pensarem que estava morto. Mas uma mulher, esposa de um mártir, o conhecia, aproximou-se dele e percebeu que ele estava ainda vivo por graça. Ela cuidou das feridas dele. Ao recobrar sua saúde depois de um tempo, apresentou-se novamente para o imperador, pois queria o seu bem e o bem de todo o Império. Evangelizou, testemunhou, mas, dessa vez, no ano de 288 foi duramente martirizado.

São Sebastião, rogai por nós!

Mil vezes querida - Pedreiras do Maranhão

ETERNA...

Pedreiras, túmulo dos bravos filhos teus
Que tombaram sobre o chão das palmeiras,
Nas travessias estreitas, altas ladeiras,
Moldura de Pedras na galeria sem ateus.

Alameda vida dos meus sonhos de criança,
Bússola do viajante de plagas altaneiras,
Muralhas de areia no solo de Pedreiras,
Banhado por um rio outrora de bonança.

Pedreiras, berço de heróis imigrantes,
Terra de fartura, céu de borboletas,
Bandeira heroica de uma batalha sem fim.

Na lira sagrada dos teus cantores amantes,
Nos versos livres dos teus imortais poetas,
Serás sempre a eterna "Princesa do Mearim". 

Poesia de Filemon Krause






























... PRINCESA DO MEARIM

Desde os mais tenros anos da minha infância,
Eu guardo uma paixão de ânsias constantes
Por uma bela princesa vestida com elegância,
Estendida sobre um leito de muitos amantes.

Quando estive distante não senti ciúmes,
Embora tendo certeza de que o seu encanto
Acendeu a lareira do amor, exalou perfumes,
E fui traído, mas mesmo assim a amo tanto.

Sua beleza é magia como o canto das sereias,
E cinco novos rebentos foram já foram abortados
Do seu ventre intumescido de flácidas veias.

Soberana fêmea dos meus sonhos de verão,
Mesmo Paralítica e de membros amputados,
Mil vezes querida - Pedreiras do Maranhão.

Filemon Krause

O SHOW TEM QUE CONTINUAR! CARNAVAL DE PEDREIRAS 2016!

Pedreiras, MA - Eterna Princesa do Mearim