BOMBA! ACHADA MAIS UMA CABEÇA ENTERRADA EM PEDREIRAS


TRIZIDELA DO VALE REALIZA 1ª CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE



O município de Trizidela do Vale realizou nos dias 25 e 26 de abril de 2013, a sua 1ª Conferência de Juventude com o tema: JUVENTUDE E NOVAS CONQUISTAS, que foi realizada no Auditório do Colégio Frei Germano. 

Na quinta-feira (25), dia da abertura, aconteceu uma vasta programação que a priori, fora repassada aos jovens participantes, informações sobre a conferência, procedimentos dos delegados e a eleição para a escolha dos conselheiros que se deu no encerramento, no dia 26. 

O primeiro dia da 1ª Conferência de Juventude se deu mais com a parte de recreação e cultural, na quadra de esportes da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, onde houve apresentações de grupo de capoeira, recital de poesia, grupo de coreografia da Igreja Assembléia de Deus, grupo de pagode Vida Nova e musica ao vivo com o cantor Nino Oliveira. 

Já na sexta-feira (26), aconteceu o Cerimonial de no auditório do colégio Frei Germano, com a presença em massa da juventude de Trizidela do Vale e autoridades que compõem o governo municipal e outras. 

Presentes o Prefeito Fred Maia; Vice Vinícius Louro; Secretário de Saúde Jamil Leitão; Sadan Nunes, representando o Vice-Governador Washington Luís; Secretário de Juventude e Trabalho de Trizidela do Vale, Benedito Brito; Representando o Ministério Público, Ronny Costa; Pastor Augusto, da 2ª Igreja Batista de Pedreiras. 

Após a execução do Hino de Trizidela do Vale, algumas autoridades que formaram a Mesa fizeram seus pronunciamentos, onde destacamos as palavras do Prefeito Fred Maia e do Secretário de Saúde que destacou a importância da realização dessa Conferência, no sentido de que a juventude de Trizidela do Vale possa se firmar como verdadeiros cidadãos compromissados com seus direitos e deveres dentro da sociedade. 

Para todos os presentes foi feita a leitura do Regimento Interno da 1ª Conferência Municipal de Juventude de Trizidela do Vale, e em seguida fora colocada para a aprovação. 

Desfeita a Mesa, o mestre de cerimônia convidou o primeiro palestrante do dia, o senhor Raimundo Nonato, conhecido como Nonato da Voz, representante do SINE, que falou sobre: Profissionalização, incentivo e visão ampla do futuro. 

No período da tarde, o Pastor Augusto, da 2ª Igreja Batista de Pedreiras deu a palestra sobre Drogas e Juventude e, em seguida, foi formado os grupos de trabalho, apresentação das idéias dentro dos contextos: Juventude: Democracia, participação e desenvolvimento; Articulação e integração das políticas públicas de juventude. 

Depois dessas tarefas aconteceram as inscrições de delegados e candidato que concorreram às vagas do Conselho Municipal de Juventude, numa eleição limpa, amistosa e muito transparente, ato esse que legitimou o mais novo Conselho de Juventude de Trizidela do Vale. 

Joaquim Ferreira Filho 
Assessoria de Comunicação e Cultura de Trizidela do Vale-MA 
(99) 8110.3668 – po.etizando@hotmail.com

Pedreiras 93 anos - A cidade Ganha novos Centros de Saúde e de Assistência Social

(E) Deputado Estadual Raimundo Louro, sec. de Saúde Alexandre Fonseca, Prefeito Totonho Chicote e Dep. Federal Davi Alves Jr.

Preocupação com os programas sociais é prioridade no governo do prefeito Totonho Chicote. No aniversário da cidade comemorado no dia 27 de abril, a cidade viveu um dia especial, com muita festa, inaugurações, reinaugurações dos novos centro de saúde. Acompanhado do deputado estadual Raimundo Louro, do deputado federal Davi Alves, do secretário municipal de saúde, Alexandre Fonseca, da secretária de Assistência social, Luciene Furtado e demais secretários, o prefeito Totonho Chicote presenteou a cidade com novas e modernas instalações de postos de atendimentos da saúde e de assistência social. 

Através da Secretaria de Assistência Social foram Inauguradas as novas Instalações do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mobília e brinquedoteca nova. Reinauguração do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Centro de Convivência dos Idosos e cozinha comunitária na Av.. Rio Branco. 

A saúde de Pedreiras está no caminho certo, com investimentos em novos equipamentos de trabalho e profissionais capacitados a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou o novo posto de saúde do Engenho, atendendo os moradores do Parque das Palmeiras e bairro do Engenho, com duas equipes do PSF (Programa da Saúde da Família) cada equipe com um enfermeiro, médico e um enfermeiro ambulatorial. O novo posto de saúde ainda conta com sala de vacina, três consultórios com banheiro e fardamento para os funcionários. 

O novo Centro de Fisioterapia de Pedreiras (Av. Rio Branco) agora tem equipamento próprio (antes era alugado pelo antiga administração) equipe com quatro fisioterapeutas e um fisioterapeuta especializado em atendimento pediátrico, o centro atende diariamente 120 pessoas no mesmo prédio ainda funciona o Núcleo de Apoio da saúde da família, com assistente social, educador físico, bioquímico, psicólogo, nutricionista e fonoaudiólogo fazendo atendimento domiciliar. 

Foi Inaugurado o Caps ADIII (centro especializado no atendimento à pessoas com problemas de abuso de álcool e drogas) ao lado do Posto do Goiabal. Segundo Bruna Tainá, coordenadora do programa de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde, o CAPS ADIII terá uma horta comunitária viabilizado pela prefeitura que em breve deve ser inaugurado. 

Seguido da sua comitiva e secretários, o prefeito Totonho Chicote inaugurou no povoado Pau D´arco, a Unidade de Saúde Básica, equipado com sala de vacina, recepção, consultórios, copa, banheiro, geladeira imunobiológica além dos equipamentos essenciais, mobília e demais insumos hospitalares para os moradores do povoado. 

"Isso é só o começo, estou trabalhando incansavelmente para que possamos dar uma melhor qualidade de vida aos pedreirenses, o que prometi em campanha está se concretizando, isso é comprometimento, isso é trabalho," afirmou o prefeito.
   

Valtervi Passos - DECOM

O Maior São João do Maranhão


A Coordenadoria do Maior São João do Maranhão inicia hoje o cadastro de quadrilhas juninas para o Arraiá 2013. Os grupos interessados devem procurar a Coordenadoria até o dia 30 de maio.

De acordo com a equipe de comunicação da FUP (Fundação Pedreirense de Cultura e Turismo), Loyane Vasconcelos, a Prefeitura quer revitalizar a cultura das quadrilhas, que é uma marcante expressão da tradição junina. “Pedreiras já teve mais de 30 quadrilhas e no ultimo arraiá tivemos menos de 5 participações", comentou Loyane.

Na ficha de inscrição devem ser identificados o endereço, contato do representante e nome do grupo, deve constar também o bairro ou a rua que a quadrilha representa, as datas e horários das apresentações serão definidas em sorteios no dia 08/06/2013.

O cadastro pode ser feito no horário das 8h às 13h, no Prédio da Biblioteca Publica Municipal, localizada na Av. Rio Branco, Antigo Prédio do Banco do Nordeste.

APAGANDO AS VELINHAS: GRANJES, DIRETO DE NATAL-RN


POR Joaquim Filho

Embora distante, mas sempre presente em nossa memória e nos nossos corações, o blog Pedra Verdes não esqueceu de ligar para o aniversariante do dia (28/04), Sub-Tenente Granges, que teve a grata surpresa de receber a nossa ligação, a qual tinha a finalidade de felicitar-lhe pela passagem do seu aniversário ocorrida nesse dia de hoje.

A surpresa maior foi a felicidade de saber que o aniversariante estava rodeado dos famiares, amigos e companheiros de farda, em torno da piscina do clube do Quartel onde hoje está em missão, a serviço do Exército Brasileiro, em Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, o mesmo local onde fomos recebidos quando da nossa turnê por aquela cidade.

Via telefone, o blog conversou com Granges que como sempre, muito gentil transmitiu a sua felicidade a todos os amigos de Pedreiras.

Confira a conversa através do audio que fora gravado.

Pedreiras 93 anos: Sessão Solene na Câmara Municipal de Pedreiras


Por Joaquim Filho 

A Câmara Municipal de Pedreiras realizou nesse sábado (27), dia do aniversário da cidade, Sessão Solene com a finalidade de homenagear a “Princesa do Mearim”, pelos seus 93 anos, entrega de títulos de cidadania pedreirense e moções de congratulações e aplausos, a qual teve início às 18 horas e contou com a presença de populares, autoridades, políticos locais e de outras cidades, imprensa local e da capital, blogueiros e demais meios de comunicação da região e do Estado do Maranhão. 

A Sessão Solene fora aberta pelo presidente da Câmara, Vereador Robson Rios Portela que fez a saudação aos presentes e em seguida passou o comando dos trabalhos ao mestre de cerimônia que iniciou recitando um poema alusivo à pedreiras pela passagem dos 93 anos. 

Na mesa das autoridades, as presenças ilustres: Vereador Robson Rios, Presidente da Câmara Municipal de Pedreiras; Vereador Marcus Henrique Bezerra Pereira, 1º Vice-Presidente da Câmara; Francisco Antônio Fernandes da Silva (Totonho Chicote), Prefeito Municipal de Pedreiras; Maria de Fátima Vieira Lins, Vice-Prefeita Municipal de Pedreiras; Raimundo Nonato Alves Pereira (Raimundo Louro), Deputado Estadual; Major José Maria Honório de Carvalho Filho, Comandante da Polícia Militar; Pastor Augusto, da 2ª Igreja Batista de Pedreiras; Padre José Geraldo, Pároco da Igreja de São Benedito; David Júnior, Deputado Federal e Alberto Filho, Deputado Federal. 

Dessa vez, fugindo aos padrões convencionais, os Hinos Brasileiro e do Município foram entoados pela cantora Adaurian, acompanhada do violonista Moisés, ambos da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da cidade de Pedreiras. 

Em seguida, o mestre de cerimônia seguiu com a entrega dos títulos de cidadania pedreirense e moções de congratulações e aplausos, indicados pelos vereadores da Casa Legislativa. 

Vereadora Cláudia Alencar 

Robério Carneiro Gervásio 

Elcimar Silva Lima Filho 

Edmilson Barbosa Lima 

Elias Bento Silva 

José Ferreira de Morais 
Admilson Fernandes da Silva 
Pedro Aureliano Soares 

Everson Veloso 

Kátia Maria Curvina Rodrigues 
Maria das Graças Teixeira da Silva 
Maria Edinete Pereira de Carvalho 

Filemon de Carvalho Krause Neto
Juçara Jeane Lima de Assis 
Alexandra da Silva Leitão de Jesus 
Ivoneide Lima de Almeida 
Liane Maria Silva de Alencar 
Eliene Damasceno Rocha de Oliveira 
Lorena Evangelista de Menezes Krause 

Marcus Henrique Bezerra Pereira 

Maria de Fátima Vieira Lins 
Rafael Bruno Moreira Pereira 
Marcelo Rios Teófilo Antônio 

Valdemar do Livramento Rocha 

Raimunda da Silva Marinho 
Aldemir Marinho Costa 
Antônio Pereira do Nascimento 
José Itamar Batista Pinheiro 
Edna Pereira Pinheiro 

O Vereador Robson Rios, Presidente da Câmara concedeu moção de congratulações e aplausos para as seguintes personalidades: 

Subtenente do Exército – Elbio Ronaldo Fernandes Vicente 
Everson Dantas Farias 
Alexsandra Brito Simões Vieira 
Silvia Alexandra Lima Nunes 
Edilene Silva Dias 
Ednalva Felismino da Silva. 

Moções de congratulações e aplausos de autoria do vereador 

Otacílio Tavares Fernandes 
Padre José Geraldo 
Willame Meneses da Silva Júnior 
Felipe Porto Rodrigues 
Sebastião Nascimento de Assis 
Fábio da Silva Pereira 
Representando o Cresmam, a sua Coordenadora Jaqueline Leite Quadros.

PAVIMENTAÇÃO DA RUA 01 DO MUTIRÃO E TRAVESSA CANTANHÊDE ROMPEM COM ATRASO

PROTESTO FEITO POR MORADORES AINDA NA ADMINISTRAÇÃO PASSADA

A rua Joaquim Feitosa, mas conhecida como rua 01 do Mutirão, que liga os Bairros da Prainha ao Bairro Mutirão é uma via importantíssima por ser alternativa para quem foge da conturbada Avenida Rio Branco. O crescente fluxo de transeuntes e a expansão urbana da cidade fizeram com que a pequena rua ganhasse importância no contexto comunitário e logo todo tipo de necessidade surgiu: segurança, água encanada, iluminação e pavimentação.

Há muito tempo os moradores e usuários da via reivindicam as melhorias no local. Prefeitos entraram e saíram, bem como os vereadores, que muito solicitaram serviços para o local, recentemente podemos falar alguns nomes: Otacílio Fernandes, Magnos Branquinho, Robson rios, Antônio França e outros. O trabalho intenso da mídia local, as tevês com jornais diários, as rádios, sites e principalmente os blogs. O Pedras Verdes AQUI e AQUI foi o porta voz do povo, e não bastasse, pedimos pessoalmente ao prefeito Totonho Chicote durante visita a sua residência. O prefeito, atentamente nos ouviu e respondendo positivamente nos garantiu que até o aniversário de Pedreiras a rua estaria pavimentada - e assim o fez. 

Na verdade o ato em si, tem um pesado valor simbólico, pois rompe com anos de atraso e descaso com a comunidade. Méritos ao prefeito que cumpre com sua obrigação e a todos que lutaram para a realização deste trabalho.

Pavimentação da Rua 01

TRAVESSA CANTANHÊDE: A rua há 16 anos  não sabia o que era uma pavimentação ou se quer manutenção. Os moradores incrédulos não tinham muitas esperanças quanto a  realização do trabalho.  A rua era motivo de piadas, na última delas, segundo o sucanzeiro Antônio Barreto, foi achado uma cabeça de burro velho, enterrada logo no inicio. A cabeça do bicho, na verdade é usada para simbolizar o atraso e a falta de progresso na via.

Fotos ainda na administração passada


A pavimentação do local foi motivo de grande comemoração pelos moradores. O BLOG PEDRAS VERDES, também na administração passada foi chamado pelos moradores e falou do caso VEJA AQUI. (TRAVESSA CANTANHEDE, SAI PREFEITO, ENTRA PREFEITO E ELA CONTINUA DO MESMO JEITO).

Pavimentação asfáltica da Travessa Cantanhêde

Rua pavimentada

MUITOS CLIQUES NA FESTA DOS 93 ANOS DE PEDREIRAS

FOTOS DUDU SANTOS/PEDRAS VERDES





CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA MAIS FOTOS ------->

OUTROS TEMPOS: PROTESTOS, PROTESTANTES E PROTESTADOS!

Protesto em Pedreiras, no aniversário da cidade. Prefeito conversa com manifestantes.

Pelo menos algumas atitudes mudaram.

PEDREIRAS: "Habemus Papam", novo secretário é escolhido


Fumaça branca avistada nas chaminés da prefeitura. Patrício Oliveira é o novo secretário de Administração da cidade de Pedreiras.

Apesar de ser jovem, o novo secretário não é incipiente na vida administrativa, tem boa experiência em diversos setores de sua profissão, principalmente na área comercial e empreiteira  Cursou a Faculdade de Administração, tendo como especialidade o mercado imobiliário, máquinas pesadas e construções. Técnico, tem demostrado coerência e suas decisões. Homem perspícuo, de alta confiança do prefeito Totonho Chicote.

Patrício Oliveira tem uma visão apurada e um olhar crítico sobre administração pública. É muito espiritualizado, fundamentado nas boas práticas Cristãs; homem racionalista, que presa pelos bons valores e costumes; muito ligado à sua família, é casado e tem uma filha.

O jovem administrador chega com a responsabilidade de substituir a experiente Sy's Day Rapôso e, em meio turbulências deve tentar equilibrar as bases do governo, sempre dentro dos parâmetros e atribuições que sua pasta requer.

UM TRAÇO DE TINTA CORTANDO BARREIRAS



O artista plástico Balbino Pachêco, dentro das festividades que marcam o aniversário de Pedreiras (93 anos) realizou nessa quinta-feira (25), uma exposição de telas, no prédio da Maçonaria Renascença, ao lado da Praça do Jardim, que contou com a participação de um grande público que atendendo ao convite do artista e valorizando a sua arte, compareceu para prestigiar um evento cultural dessa vez diferenciado dos demais que acontecem em Pedreiras.

Difícil mesmo foi definir qual a tela era a mais bonita, pois o talento de Balbino Pachêco estava presente cada traço, em cada contorno que o mestre das artes plásticas colocara na tela. 

O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Pedreiras e da Fundação Pedreirense de Cultura, que na pessoa dos seus gestores: Prefeito Totonho Chicote e Chico da TV estiveram presentes prestigiando um evento que abrilhantou a noite pedreirense desse dia 25 de abril.

O Blog Pedras Verdes conversou com algumas personalidades que se fizeram presentes e conseguiu falar com algumas delas que deixaram a sua opinião sobre a exposição do artista plástico Balbino Pacgêco, cujo tema foi: "UM TRAÇO DE TINTA CORTANDO BARREIRAS"

Por Joaquim Filho/Fotos: Henrique 

LEGAL MESMO É SAIR DA ILEGALIDADE


Com o objetivo de esclarecer o pequeno empresário, trabalhador autônomo e prestadores de serviços do município de Trizidela do Vale que se encontram na informalidade, a Prefeitura do referido município realizou nessa terça-feira, no prédio da Câmara Municipal, às 19h45min, uma palestra cujo tema foi “AS VANTAGENS DE SER UM EMPREENDEDOR INDIVIDUAL”, com técnicos do SEBRAE.

Em pauta, diversos assuntos sobre a questão dessas pessoas que prestam serviços à cidade, que contribuem para o crescimento da economia local, mas que por razões de estarem trabalhando de maneira informal, onde às vezes só lhes faltam orientação e apoio da Administração Pública, esses senhores e senhoras tiveram uma orientação de quem entende do assunto, e, doravante, não poderam mais alegar que por falta de apoio e orientação não estão “andando na linha”, pois a Prefeitura, através do Setor de Desenvolvimento que fora criado exclusivamente para isso, todos agora terão a oportunidade de se legalizarem e se tornarem empreendedores individuais.

Segundo os palestrantes do SEBRAE (Ana e Anderson) que estiveram dando a palestra em Trizidela do Vale, os mesmos elogiaram muito o interesse e a preocupação do Prefeito Fred Maia de está tendo essa iniciativa, a de tirar essas pessoas da informalidade e colocá-las no mercado de trabalho trabalhando e prestando serviço da forma que exige a Lei.

O Prefeito Fred Maia fez a abertura dos trabalhos, saudou os presentes e ao explicar a finalidade da palestra, sem que percebesse, acabou falando quase meia hora e dando uma palestra à parte, que segundo os técnicos foi interessante porque o Prefeito usando o seu jeito nato de ser, utilizou-se da sua forma de se expressar e explicou numa linguagem cotidiana e mais simplória aos presentes, que apriori, entenderam o recado e qual seria a tônica do encontro.

O Prefeito Fred Maia foi enfático e direto: “Senhores, nós convidamos vocês para virem aqui para deixar bem claro que a Prefeitura de Trizidela do Vale quer gastar o dinheiro que Ela tem com vocês, mas para que Ela possa fazer isso, para que Ela possa contratar os serviços ou comprar os produtos que vocês oferecem, nós só podemos fazer isso se os senhores e senhoras estiveram na formalidade. Já chegou a hora de sair da informalidade. Quem compra quer a nota fiscal, e quem vende ou presta serviço precisa expedí-la para quem o ato entre as duas partes possa ter transparência e comprovação legal diante do Tribunal de Contas. Portanto, nós estamos trazendo ao município uma equipe de técnicos do SEBRAE, preparados, que conhecem todos os caminhos e toda essa parte burocrática, embora para se tornar um empreendedor individual, não se tem muita burocracia. Como eu já disse, nós queremos que o dinheiro da Prefeitura seja gasto dentro do nosso município para aquecer a nossa economia. Vocês observam que hoje o nosso município tem um comércio forte que não deixa a desejar da cidade vizinha, Pedreiras. Temos hoje um comércio muito forte no setor de peças para carro e motos, e também material de construção, que segundo as estatísticas já ultrapassou a cidade de Pedreiras. Obrigado pela presença de todos e aproveitem porque o momento e agora.”

Além da presença do Prefeito Fred Maia estiveram presentes: Vinícius Louro, Vice-Prefeito; Charles Pierre Galindo Bedor, Secretário de Administração e Finanças; Vereador Corró, Presidente da Câmara; Adelson Fernandes, Secretário de Meio Ambiente; Gilvan, Gerente do Banco do Nordeste; Elcimar, Chefe de Gabinete; Vereador Nanô do Povo; Vereador Chicutinha, Ligia Veras, Secretária de Assistência Social; Joaquim Sabino, Secretário de Agricultura e demais pessoas do Governo Municipal.
A palestra dos dois técnicos do SEABRAE (Ana e Anderson) deixou todos animados, e, devido ao interesse de todos que compareceram, o Prefeito Fred Maia já autorizou ao Jairo, Diretor de Desenvolvimento, a montar uma sala com estrutura para dar todo apoio, orientação e presteza aos novos e futuros empreendedores individuais de Trizidela do Vale.

Joaquim Ferreira Filho
Assessoria de Comunicação e Cultura de Trizidela do Vale – MA 

FESTA DOS 93: PASSEIO DA EDUCAÇÃO


Na manhã desta quarta-feira dia 24 de abril a prefeitura de Pedreiras e a secretaria de educação realizaram uma vasta programação em comemoração a semana alusiva aos 93 anos do aniversário da cidade. 

A programação teve inicio às 9h com a visita do prefeito Totonho Chicote, equipe de governo e do secretário de educação Cícero Queiroz ao prédio da unidade de alimentação e nutrição da merenda escolar-UANEPE, local este onde é preparada toda merenda que é distribuída as escolas do município, na oportunidade o prefeito e o secretario fizeram a reinauguração das novas instalações e em seguida vistoriaram o local após a reforma. Para as responsáveis pelo preparo da merenda hoje esta bem melhor de se trabalhar, antes as dificuldades nunca tinham sido sanadas para que assim pudessem elaborar um trabalho de qualidade, o que após esse novo governo uma nova história se inicia. 

Após a reinauguração da UANEPE o prefeito Totonho Chicote fez a inauguração da sede própria dos programas acelera Brasil e Se Liga antes os alunos não tinham um local adequado, mas hoje a atual administração conseguiu realizar este sonho, que ao conhecer de perto a finalidade desse trabalho com os alunos, o prefeito Totonho Chicote diz ter se emocionado e que dará total apoio às atividades ali executadas. 


Outra reinauguração realizada na educação foi à nova instalação do colégio Manoel Trindade que recebeu uma nova pintura em toda sua estrutura e salas de aula completamente climatizadas, o que faz assim a prefeitura de Pedreiras se destacar na região como a primeira a implantar na escola pública de ensino ar condicionados para o conforto de seus alunos e que brevemente será também estendida as demais escolas. 

Mas, as atividades não pararam por ai, após saírem do colégio Manoel Trindade toda equipe de educação e o prefeito realizou o descerramento da fita das novas instalações da APAE, órgão este que trabalha com pessoas portadoras de necessidades especiais, onde foi feita uma visita em todo o prédio e o momento dos parabéns por mais uma tão grande instituição ter parceria direta da prefeitura. 

Ao término das atividades no período matutino o secretario de educação fez um breve relato de todas as atividades realizadas e parabenizou a prefeitura de Pedreiras. 

TEXTO THONY MARANHÃO DRT-MA 0001098

FAESF E PREFEITURA DE PEDREIRAS ASSINARAM CONVÊNIOS


Aconteceu nessa quarta-feira (24), às 16h30, em uma das salas da Faculdade de Educação São Francisco, o ato cerimonial de assinatura de convênios entre as Instituições: Faculdade de Educação São Francisco – FASESF e Prefeitura Municipal de Pedreiras, na área da Saúde e da Educação, na presença de várias autoridades que compõem o Governo Municipal e demais pessoas da sociedade, as quais destacamos: Francisco Antônio Fernandes da Silva (Totonho Chicote), Prefeito de Pedreiras; José Cícero Queiroz Santos Filho, Secretário de Educação; Dalva Queroz, Secretária Adjunta de Educação; Alexandre Fonsêca, Secretário de Saúde; Aldenôra Velôso, Presidente da FAESF; Valdízio Silva, Diretor-Financeiro do ISSSP; Vereador Everson Veloso; Vereador Marcos Louro, Célia, Presidente da Pestalozzi e Gilza, da APAE. 

Foram 3 (três) convênios assinados que serão importantíssimos para a valorização do profissional que atua na educação do município e para os munícipes que necessitam de um atendimento especial na área da terapia. 

O primeiro convênio tem como finalidade oportunizar os professores que ainda não têm uma graduação; pois, com esse convênio, nossos educadores terão a oportunidade de se graduarem em licenciatura. 

O segundo será para todos os gestores, coordenadores e diretores de unidade escolar se habilitar com um curso de pós-graduação, em gestão e coordenação pedagógica. 

O terceiro convênio foi na área da saúde, onde a Secretaria de Saúde, na pessoa do Secretário Alexandre Fonsêca e o Prefeito Totonho Chicote assinaram o compromisso de dar maior apoio às Entidades Pestalozzi e Adefip, na parte de Terapia Ocupacional.

Por Joaquim Filho/Fotos: Erliene Sousa (Departamento de Marketing FAESF)

PALÁCIO MUNICIPAL: FICA COM A CULTURA OU COM O PODER EXECUTIVO?

AQUELE ABRAÇO [LUIZ NETO E QUIM BACKLAND]

PARA LUIZ RIBEIRO NETO, AMIGO QUE FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO PEDRAS VERDES. CIDADÃO BACABALENSE, PEDAGOGO, PROPRIETÁRIO DO COLÉGIO REIS MAGOS (10 ANOS DE EXISTÊNCIA), COMPLETA MAIS UM ANO DE VIDA E, APROVEITANDO DATA FAZEMOS ESSA SIMPLES HOMENAGEM AO COLEGA QUE TANTO NOS HONRA COM SEU APOIO E SEU ACESSO AO BLOG PEDRAS.

LUIZ NETO E JOUANE DELGADO 

JOAQUIM NETO OU SIMPLESMENTE QUIM BACKLAND, BLOGUEIRO, GRADUADO EM GEOGRAFIA, FOTÓGRAFO, DESIGNER, WEBMASTER, EDITOR DE MÍDIAS ELETRÔNICAS, ATIVISTA E MUITO MAIS. QUIM, FAZ PARTE DA HISTÓRIA DO BLOG PEDRAS VERDES. APROVEITAMOS A PASSAGEM DO SEU ANIVERSÁRIO PARA FAZERMOS ESSA PEQUEINA HOMENAGEM PARA ESTE GRANDE HOMEM. PARABÉNS.


PEDREIRAS: TOTONHO CHICOTE, VACINADO E DE OLHO NO TRÂNSITO

 

Prefeito Totonho Chicote Visita Unidades de Saúde de Pedreiras 

Acompanhando do Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Fonseca, o prefeito Totonho Chicote, aderiu à campanha nacional de vacinação contra Influenza (vírus da gripe) e aproveitou para tomar a vacina no Posto de Saúde Carlos Melo no bairro do Goiabal e alertou a população a tomar a vacina até o dia 26 de abril.

“É muito importante que as gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias), crianças de seis meses a menores de dois anos, pessoas com 60 anos ou mais e pessoas portadores de doenças crônicas. Não deixe de vacinar, "Quem Lembra da Vacina se protege contra gripe", disse o prefeito. 

Aproveitando a visita no Posto de Saúde Carlos Melo, Totonho Chicote seguiu para o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas) e fez o reconhecimento de um terreno que poderá ser usado em breve como horta comunitária para plantação e colheita de alimentos feita pelos próprios integrantes do CAPS AD que atende diariamente vinte pessoas.

Ainda na manhã de ontem (22), o prefeito seguiu para o Centro de Fisioterapia de Pedreiras e fez uma vistoria nas instalações do centro e conferiu a qualidade do atendimento e dos profissionais que ali atuam. 

Para a coordenadora e fisioterapeuta Veridiana Miranda, diariamente são atendidas mais de cem pessoas nas terças e quartas o centro oferece serviço de pediatria a população. O Centro de Fisioterapia funciona de segunda a sexta de 7hs às 12h e das 14h às 17h na avenida Rio Branco (ao lado do posto do Valentim). 

Departamento Municipal de Trânsito de Pedreiras Assina Convênio com DETRAN-MA 

O Prefeito de Pedreiras, Totonho Chicote assinou no último dia (18) em São Luís, o importante convênio com o Departamento de Trânsito do Estado com o município afim de organizar melhor o trânsito, melhorar a sinalização e conscientizar a população a usar com responsabilidade a vias da cidade. 

Estiveram presentes também nesta assinatura, o Diretor do DETRAN do Maranhão, André Campos, o Vereador Marcus Louro, colaborador da assinatura deste convênio e o Diretor do Departamento de trânsito de Pedreiras, Aristóteles Sampaio (Totinho), que destacou a importância deste convênio. 

“Nossa cidade só tem a ganhar com esse convênio, além de facilitar a vida daqueles que transitam na cidade, vamos fiscalizar com o apoio do Estado, infrações, organizar o trânsito e intensificar nosso trabalho de prevenção junto aos guardas de trânsito e oferecer capacitação para que eles possam orientar os condutores”, declarou o Diretor do DETRAN de Pedreiras. 

Segundo o Diretor do DETRAN do Estado, André Campos, Pedreiras é o primeiro município a assinar o convênio após as eleições municipais de 2012, o que demonstra a preocupação do Prefeito em orientar, fiscalizar e estruturar o trânsito da cidade. 

Na ocasião da assinatura do convênio, o Prefeito Totonho Chicote afirmou que já fez um pedido junto ao DETRAN estadual para que possa ser enviada uma equipe para ministrar um curso de formação de agentes de trânsito no município na cidade. 

“Essa formação é muito importante para que todos nós juntos possamos dar nossa contribuição na melhoria do trânsito de Pedreiras, vamos formar novos agentes de trânsito para que eles junto com a população possam trazer mudanças na organização do trânsito preservando acima de tudo a vida”, afirmou o prefeito.

Valtervi Passos - DECOM

DIGULGA

AINDA DÁ TEMPO, VÁ AO POSTO DE SAÚDE


PEDREIRAS 93 ANOS


GOVERNO TOTONHO CHICOTE SEM MÃE; SECRETÁRIA DE ADMINISTRAÇÃO SE AFASTA

ex-secretária de Administração de Pedreiras

Super Secretária, Ministra, Prefeita, Dama de Ferro e outras diversas formas de “destratamentos”, alcunhas que uma mulher em destaque em nossa conturbada política pode ganhar ao ter a coragem de assumir o difícil papel de gestora e se evidenciar como notável prolatora das verdades a serem ditas. Assumir tal postura pode ter suas consequências, principalmente quando se desgosta outrem levando a desgovernar o trem. 

Assim é a mulher política, forte, mãe, filha, avó, gestora, amiga e irmã para todas as horas. Amada e por vezes odiada, imperfeita como todo filho de Deus. A mãe do “PAC” pedreirense, aquela fiel mulher que acompanhou os passos do atual prefeito, na inglória e na glória, na derrota e na conquista. Sua delicada aparência marca profundamente a retina da administração pública e seu toque deixa gravado sua essência, na política de Pedreiras. 

Sy’s Day Rapôso que aos 24 anos iniciava sua vida pública, assumindo a pasta como Secretária de Assistência Social no governo Graça Melo, sendo a mais jovem naquela posição e logo assumiria a pasta de Assuntos Políticos no governo de Edmílson Filho foi Coordenadora da campanha vitoriosa do ex-prefeito. Fez seu nome crescer e se destacar, ao ponto de se eleger vereadora na época do Governo Raimundo Louro e de lá para cá, sempre fiel ao senhor Totonho Chicote, a quem acompanhou à frente de duas campanhas, 2008 e 2012, bem sucedida nesta última, a agora secretária de Administração Sy’s Day, tomara a frente da gestão municipal de Pedreiras, onde, com amplos poderes, vestiu a armadura do executivo e partiu para a luta. Esperado os ataques do “inimigo”, a secretária em meio a indisposições com outros membros do alto escalão do governo, e em meio a erros e acertos, ela paga o preço pela coragem e talvez pela a ansiedade de acertar. Sy’s Day se afasta da prefeitura e vai deixando órfãos o Governo Totonho.

O BLOG conversou com Sy's Day Rapôso, e ela, certa de sua decisão deixa uma breve e poderosa menagem: "Deus é a fonte da felicidade".

AGORA VOCÊ FAZ PARTE DO POVO MAIS FELIZ DA TERRA


Por: Joaquim Filho 

Você algum dia em sua vida já ouviu falar em ADHONEP? Se já ouviu, sabe o que significa essa palavra? 

ADHONEP é uma sigla que quer dizer Associação de Homens de Negócio do Evangelho Pleno, que constantemente está realizando nas cidades onde têm os seus Capítulos, encontros com jantar onde tem sempre a participação de um empresário que através de palestras, narra a sua história de vida desde as provações, os fracassos e o encontro do sucesso após ter decidido mudar de vida, ao colocar Jesus Cristo como a pessoa mais importante de sua vida. É uma Associação formada por empresários, profissionais liberais e autoridades civis e militares. 

Segundo o Presidente do Capítulo de Pedreiras, o empresário Marcílio Ximenes, a ADHONEP é uma entidade para quem deseja compartilhar alegrias nos eventos que são realizados com café da manhã, almoço e jantar, onde a finalidade maior não é só o prazer de saborear uma comida bem preparada - dependendo da cidade onde aconteça - mas um significado bem maior e mais importante, que é a questão da aproximação maior com os ensinamentos da palavra de Deus, através de testemunhos vivos de homens que passaram a ter uma nova vida. 

A Entidade está espalhada em aproximadamente 1.400 capítulos, em cidades diferentes, em todo o mundo, e a meta é crescer a cada ano. 

Neste sábado próximo-passado (21), foi realizado mais um jantar da ADHONEP aqui na cidade de Pedreiras, no Clube Estação Cidade, com início às 20h45 e contou com a participação de alguns políticos, autoridades e empresários pedreirenses/trizidelenses. 

O Mestre de Cerimônia e membro da Associação, João Batista Mota fez a abertura dos trabalhos, onde agradeceu a presença de todos e falou da finalidade do encontro aos presentes, que em seguida formou a mesa das autoridades, convidando as seguintes personalidades: Marcilio Ximenes, Presidente da Adhonep de Pedreiras; Totonho Chicote, Prefeito Municipal de Pedreiras e Vice-presidente da Adhonep em Pedreiras; Fred Maia, Prefeito Municipal de Trizidela do Vale; José Rogério de Oliveira Mota, Adhonep de Lima Campos; Francisco Siqueira Leite, Diretor-sócio da Adhonep de Pedreiras; Pedro Sousa, sócio do Capitulo 777 de Ananideua/PA; Júlio Tadeu Barbagelata, Coordenador de Seminários, Belém/PA e Deivid de Freitas Cavalcante Lima, Secretário de Esportes de Lima Campos e Presidente da Adhonep de Lima Campos. 

Depois da formação da mesa das autoridades o Mestre de Cerimônia João Batista passou a palavra para o Presidente da Adhonep de Pedreiras, Marcílio Ximenes que fez uma saudação calorosa e bem receptiva aos presentes. 

O Mestre de Cerimônia convidou a todos a se servirem, pois o jantar a partir daquele instante estava à disposição dos senhores e senhoras presentes, que puderam saborear um delicioso jantar, num clima de alegria, harmonia e tranqüilidade. 

Logo após o jantar, o empresário Júlio Tadeu Barbagelata, da cidade de Belém deu a sua palestra cheia de experiências onde fez uma dissertação da sua vida iniciando com a vinda do seu pai para o Brasil, pois o mesmo era peruano. 

Quem esteve no jantar desse sábado, ou já esteve em outros jantares, percebeu que essas palestras são fundamentais para mostrar que todo ser humano tem uma história a contar, ou melhor, dizendo, duas histórias: uma antes de conhecer a Jesus Cristo, e outra depois que O conhece e passa a aceitá-Lo como referência maior da sua vida. 

Assim foi o que aconteceu com o palestrante da noite. Ali, diante de dezenas de pessoas estava um Homem novo e renovado pela fé, pois só vai compreender o que estamos dizendo, quem um dia participar de um encontro como esse. 

A presidência do Capítulo da Adhonep em Pedreiras na administração Marcílio Ximenes, segundo estatísticas da própria Associação, tem colhido bons frutos e o crescimento já é visível, onde todas as quartas-feiras, no auditório da ACIAP têm acontecido reuniões com uma participação bem significante de homens de negócio que têm se associado no Capítulo. 

O Presidente Marcílio Ximenes e sua esposa Keli Ximenes (Adhonep feminino) vêm de público agradecer a presença de todos e esperam vê-los no próximo jantar que não vai demorar muito a acontecer.